A Importância de Monitorar as Redes Sociais

O caso envolvendo a marca Brastemp e o consumidor Oswaldo Borelli, foi amplamente divulgado nas redes sócias no final de Janeiro/2011. Para quem não se recorda, Oswaldo recorreu ao Twitter e ao Youtube para reclamar sobre uma geladeira defeituosa da marca em questão, cansado de não obter uma solução para seu problema, ele criou o perfil @Oboreli onde divulgou o vídeo abaixo, onde fala sobre o problema enfrentado.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=riOvEe0wqUQ&feature=player_embedded] A reivindicação ganhou uma grande repercussão e apoio dos internautas que passaram a mensagem adiante gerando um grande buzz com o nome da marca, que resolveu o problema em apenas 3 dias, apesar disso o fato repercute até hoje, basta olhar os comentários postados na página de Oswaldo no Youtube . O problema enfrentado por ele, não é nenhuma novidade e não é uma exceção, isso acontece com tantos outros consumidores. A grande questão nesse caso, foi a maneira que ele encontrou para ser ouvido e ter sua geladeira consertada. A reclamação feita nas redes sociais foi a grande jogada de Oswaldo, um lugar onde ele conseguiu apoio de tantos outros sem grande esforço. As pessoas repassavam o vídeo e comentavam o assunto e isso ia se tornando um grande assunto que não passou  – para sorte de ambas as partes – despercebido pela marca Brastemp.

Este é um ótimo exemplo de como as redes sociais tem uma grande força na mobilização das pessoas em prol de um determinado assunto. Fica claro também para as empresas que ignorar as mídias sociais não é mais possível e porque não uma opção, elas estão aí  presentes no cotidiano de seus consumidores e estes estão participando dela e encontrando formas de usá-las a seu favor. Monitorá-las e descobrir o que seus clientes estão falando é de extrema importância, pois consegue-se resolver problemas sem que chegue a proporções maiores, entender quem de fato é o seu consumidor, falar direto com este consumidor e falando “sua língua”, além de otimizar seus investimentos em campanhas digitais ou de mídias sociais.

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