Google Glass: o desafio da privacidade

Entre as várias questões que a possível popularização do Google Glass, os óculos digitais e inteligentes da Google, levantam, estão as possíveis implicações para privacidade das pessoas. Afinal de contas, qualquer pessoa que simplesmente seja olhada por um usuário do Glass pode estar sendo filmada ou fotografada com um simples olhar.

google glass

Segundo o relatório da JWT “100 Things to Watch in 2014”, a etiqueta do Google Glass será um dos grandes assuntos para este ano que começa. No documento recém-lançado, a JWT diz que  “com uma nova tecnologia chegam também normas sociais. Uma vez que usuários de Google Glass podem facilmente fotografar ou gravar o que estão vendo, acessar incognitamente informação na web ou se distrair por um fluxo de informação digital, as boas maneiras ditarão removê-los em situações íntimas, contextos sociais ou de negócios. Alguns estabelecimentos já estão banindo a nova tecnologia, mas alguns usuários mais ponderados não precisarão ser alertados”.

jwt - etiqueta google glass

Em diversos tipos de lugares, como lista o blog Fast Company, já são claros os possíveis problemas : escolas públicas, bancos e caixas eletrônicos, hospitais, cassinos etc. Quanto a questões de copyright, em shows, cinemas e espetáculos também existe uma possível crise: filmar, fazer broadcast e reproduzir cópias do material seria extremamente fácil e cômodo para a audiência.

Foto por tyle_r (Flickr)

Foto por tyle_r (Flickr)

A Google está ciente de todos estes problemas e tenta pensá-los coletivamente através do seu programa Glass Explorer, que recebe feedback dos usuários early adopters do dispositivo. Será que o Google Glass se popularizará em todos os contextos ou o “é proibido google glass” será o novo “é proibido fumar”?

One Comment

  • Benjamin disse:

    O Google Glass deveria ser proibido já.Stop the Cyborgs
    Leiam o artigo 12 da declaração universal dos direitos humanos
    A privacidade é um direito humano assim como a liberdade e a vida imagina falar com alguém olhando para uma câmera sem saber se o que você fala será retransmitido para o mundo inteiro, é um absurdo se eles quiserem levar esse projeto a frente creio que a única forma seria remover a câmera ainda assim há outros problemas. Por sorte ainda existem pessoas de bom senso que estão banindo isso de seus estabelecimentos. Eu jamais conversaria com alguém usando o google glass.

Deixe uma resposta