9 fontes de informação sobre política e eleições nas mídias sociais

As eleições de 2014 estão chegando e partidos, políticos e equipes de consultorias e agências já se preparando para o desafio deste ano. Para quem trabalha com mídias sociais, que mudam a cada minuto, é importantíssimo estar atualizado sobre as novidades, assim como conferir o que tem sido feito nos últimos anos.

Selecionamos 9 fontes de conteúdo – gratuito – que poderá te ajudar a aprender tanto sobre o passado quanto sobre o futuro das eleições digitais, sem esquecer do presente:

gil castillo1) O blog Marketing Político, da consultora Gil Castillo, autora de livros como “Internet e Eleições: bicho de sete cabeças” desde 2005 entrega publicações e análises sobre a área no Brasil. No LinkedIn, há debates em um grupo associado ao blog.

2) O livro Mídias Sociais e Eleições 2010, organizado por membros da agência PaperCliQ e pesquisadores de política, reuniu capítulos sobre o papel da militância, uso de comunidades do Orkut, advergames, Twitter, blogs etc. Entre os autores, consultores reconhecidos como Murillo de Aragão, Martha Gabriel, Leandro Mazzini e Carlos Manhanelli.

LABIC

3) Realizando amplas análises de temas relevantes da sociedade, o grupo de pesquisa Labic da UFES já publicou diversos textos sobre o atual contexto político do país, como “A Batalha do Vinagre” e o fim da bipolaridade política. Além das análises, também oferecem tutoriais e ferramentas para análise de dados.

4) Uma colaboração de pesquisadores de diversas universidades brasileira como UnB ,USP, UFMG, UFBA e UFC, o blog  Comunicação e Política trata de democracia digital, participação política, imprensa, mídias e internet reunindo o referencial acadêmico dos participantes à temas da atualidade.

5) Organizado por alguns membros do blog anterior, disponível na editora da UFBA, Do Clique à Urna: Redes Sociais e Eleições no Brasil é um livro lançado pela EDUFBA e disponível para download no formato epub. Reúne capítulos sobre as eleições de Obama em 2008, interação online de candidatos, eleições brasileiras de 2010, monitoramento eleitoral de mídias sociais, ciberdemocracia e modalidades de pesquisa. Entre os autores, referências nacionais e internacionais como Wilson Gomes, Jenifer Stromer-Galley e Jamil Marques.

6) O blog Metodologia Política é mantido por cientistas sociais e apresenta técnicas, ferramentas e tutoriais para análise de conteúdo, análise de redes e métodos estatísticos para processamento de dados e informações no contexto político.

medialogue

7) A agência digital Medialogue é referência na produção de materiais sobre eleições, ao publicar diversas análises e ebooks como Guia do Direito Eleitoral nas Eleições 2012, Reputação Digital: 15 presidentes na web, e Pesquisa Político 2.0, com medição da presença digital de deputadores federais e senadores.

8) O blog do Grupo Ponte, da UFC, reúne textos de sua equipe tratando de temas como internet e debate político, construção de um “candidato vencedor” e outros assuntos.

9) No blog Social Media Today, que cobre um amplo espectro de temas sobre mídias sociais (em inglês), Allan Rosenblatt da Turner Strategies, publica sobre política e advocacia social.

1 comentário sobre “9 fontes de informação sobre política e eleições nas mídias sociais”

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