Camadas de Conversação nas Mídias Sociais: analisando macro, meso e micro-públicos

Em apresentação recente, o professor e pesquisador Axel Bruns escreveu sobre formas de conversação no Twitter. Na apresentação, que pode ser visualizada abaixo, Bruns explica sua posição sobre a pesquisa em internet hoje. Assim como outros pensadores contemporâneos propõem, ele concorda que passamos da fase de apenas “estudar a internet” e estamos na fase de “estudar a sociedade através da internet”.

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Quando você realiza um monitoramento de mídias sociais é isto que você está tentando fazer: entender um pedacinho da sociedade através das opiniões das pessoas. Este pedacinho pode ser a favorabilidade dos consumidores em relação a seu produto. Pode ser os interesses de conteúdo de um grupo de pessoas. Pode tratar das reivindicações dos brasileiros quando protestam online, ou ainda muitos outros temas.

O gráfico abaixo, traduzido, explica como, no Twitter (e outras mídias), existem três camadas que podem ser analisadas: macro, meso e micro. Cada uma delas se refere a uma ótica e escopo da pesquisa.

 

camadas de conversas no twitterÉ possível monitorar conversações Macro, Meso e Micro para os seus próprios projetos de compreensão da sociedade, consumo e marcas.

Para analisar as Conversações do ponto de vista Macro, termos e hashtags mais “gerais” podem ser analisadas. O gráfico abaixo mostra hashtags comumente associadas com “Churrasco” nas mídias sociais. Observe como elas representam bem as práticas sociais deste tipo de evento:

word cloud churrasco

A visualização acima é só, claro, a ponta do iceberg de dados que podem ser analisados. Mas o modo como resume muito bem as práticas sociais em torno do “churrasco” mostra como as mídias sociais representam a sociedade de forma relevante.

Quando se trata de conversações Meso (de “médio porte”), a ótica muda para monitorar comunidades de indivíduos. Ou seja, agrupamentos que foram identificados por algum traço em comum, seja demográfico, psicográfico ou relacional. Um exemplo comum é o monitoramento de perfis Twitter ou blogs de um determinado segmento. No exemplo abaixo, excerto da tela do BrandCare, estão reunidos dezenas de perfis Twitter que são monitorados de forma completa: o objetivo é entender o quê aquela comunidade de pessoas pauta como assuntos relevantes nos seus cotidianos.

monitoramento - perfis twitter

Finalmente, a camada mais imediata de público é aquela interacional. No caso do Twitter, a observação de replies ou retweets. No Facebook ou Blogs, comentários e perguntas. Esta abordagem Micro é a mais comum, mas não deixa de ser importantíssima para empresas e figuras públicas.

O monitoramento de mídias sociais, então, pode estar baseado em canais, palavras-chaves e comunidades a partir de diversas óticas. Conheça melhor o BrandCare e siga o blog através do feed ou email (na sidebar) para não perder nenhuma oportunidade de compreensão da sociedade através das mídias sociais.

 

1 comentário sobre “Camadas de Conversação nas Mídias Sociais: analisando macro, meso e micro-públicos”

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