5 Curiosas (e diferentes) Visualizações de Redes Sociais

A metodologia de análise de redes é uma importante adição no ferramental de quem procura entender as mídias sociais para as marcas. Assim como a análise de conteúdo e sentimento, é uma metodologia com uma ampla história e também aplicada nas mais diferentes áreas do conhecimento, especialmente nas ciências sociais e artes.

Algumas visualizações de rede disponíveis na internet mostram como a visualização de redes é uma poderosa ferramenta para mostrar relações e sistemas. Separamos cinco visualizações bem curiosas e divertidas.

O site Movie Galaxies disponibiliza visualizações e arquivos de redes que representam as conexões sociais entre personagens de filmes! De grandes redes de filmes como Forrest Gump a redes minúsculas como a de Solaris, o acervo do site traz exemplos para o aficionado em filmes e em pesquisa:

rede exterminador do futuro

 

Em projeto semelhante ao que falamos na semana anterior, o NY Times mostra os times de futebol mais conectados pelos jogadores da Copa do Mundo:

ny times - club network

 

O universo narrativo do momento, Game of Thrones, que empolga leitores e espectadores de todo o mundo, é conhecida pela violência e constantes mortes de protagonistas. Jerome Cuckier, expert de visualização de dados no Facebook, fez uma rede interativa pra você conferir as comunidades de assassinatos e quem mata quem nos livros. Clique para visualizar, mas cuidado com os spoilers!

game of thrones rede de mortes

 

Como os artistas musicais se conectam? Para descobrir isto, o pesquisador e programador Tamás Nepusz criou uma rede com milhares dos principais artistas e bandas na plataformas Last.fm. As conexões são estabelecidas de acordo com as similaridades a partir das tags, adicionadas por usuários. Cada agrupamento mostra um gênero musical. Clique para descobrir quais bandas estão mais próximas e compare com o seu perfil:

lastfm_800_graph_white

 

A partir de mineração de dados do site de receitas Allrecipe, pesquisadores criaram redes de ingredientes. Não é uma rede composta por pessoas, mas sim por alho, manteiga, farinha e outros tipos de alimentos. O mais interessante, porém, é que representam conexões feitas por pessoas: os links entre os ingredientes são resultados da inteligência coletiva de milhares de cozinheiros.

Ingredient Complements

Se você deseja usar o potencial da análise de redes para sua agência ou empresa, pode nos procurar. Te ajudaremos a encontrar e entender comunidades, influenciadores, fluxos de informações e métricas de redes nas mídias sociais.

1 comentário sobre “5 Curiosas (e diferentes) Visualizações de Redes Sociais”

Deixe uma resposta