10 Fontes de Dados sobre Internet e Mídias Sociais

Contextualizar dados é uma tarefa importantíssima em propostas, relatórios e apresentações. Entender o panorama de comportamento, consumo, opiniões e atitudes dos usuários de internet é essencial para o profissional área. Pensando nisto, reunimos 10 fontes de dados sobre internet e mídias sociais: Contextualizar dados é uma tarefa importantíssima em propostas, relatórios e apresentações.

 

O Comitê Gestor da Internet e seus componentes, como o CETIC (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) e NIC (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) publicam relatórios, pesquisas, indicadores e dados oficiais sobre a internet brasileira. Há relatórios sobre uso domiciliar e empresarial da internet, além de setoriais de educação, saúde, ONGs etc, além de periódicos como a Revista.Br.

revistabr - saude

O Secundados é um site que reúne dados de várias fontes diversas, de forma resumida e com as referências. Especialmente útil para encontrar fontes e para checar aquele dado importante e urgente antes de uma reunião.
secundados - internet movel

Comscore

A ComScore é responsável por algumas das principais ferramentas de acompanhamento de audiência e mensuração de campanhas. Nas seções de Blog e Apresentações/Documentos é possível ver uma prolífica produção de dados e insights sobre o país, como o relatório Brasil Digital Future in Focus 2014:

comscore

Pew Research
A Pew Research é uma “fact tank” que tem como missão informar ao público “números, fatos e tendências que moldam nosso mundo”. A partir dessa premissa, desenvolve pesquisas e estudos sobre política, mídia e notícias, tendências sociais, religião, sociedade hispânica, opiniões e atitudes dos Estados Unidos e do Mundo. Seus dados podem ser relevantes para os mais variados projetos. O braço “Internet Project” da Pew Research já publicou relatórios sobre internet das coisas, conversações no Twitter e projeções para 2025, só para citar alguns exemplos.

Brazil-Report-08

A empresa de certificação ebit lança anualmente a pesquisa webshoppers, já reuniu mais de 18 milhões de questionários respondidos desde 2000. A pesquisa traz informações de volume de pedidos, ticket médio, satisfação, e atitudes em relação a frete, devolução, troca e percepção das lojas pelos brasileiros.
webshoppers - categoria mais vendidas

Global Web Index
A Global Web Index é uma empresa de pesquisa que oferece relatórios a partir de uma assinatura mensal. Mesmo para membros não-pagantes, é possível baixar excertos dos relatórios. No blog

reviews

IAB(s) e Abradi(s)

Os Interactive Advertising Bureau são associações responsáveis por incentivar, promover e regulamentar práticas de publicidade interativa no mundo todo. Há diversas IABs nacionais, inclusive no Brasil. Já a Abradi é focada nas agências: significa Associação Brasileira de Agências Digitais. Além da nacional, há associações em diversos estados brasileiros. Também publicam diversos estudos sobre o mercado do país, como o Censo de Agências Digitais.

faturamento abradi

 

JWT Intelligence

A JWT é um dos principais grupos de publicidade e marketing do mundo, parte do WPP Group. Para o mercado digital, os sites da JWT Intelligence e seus projetos são boas fontes de dados e análises não só de plataformas e consumo digital, mas de comportamento como um todo. Comumente voltam seus olhares à LatAm e Brasil:

Data-point_112213

 

Blogs das Mídias Sociais

Blog, páginas e perfis das próprias mídias sociais também oferecem muito material para os profissionais da área. Sites como Facebook e Twitter buscam promover seu uso através da demonstração de cases, infográficos e pesquisas.

wcmarioimpressions_Follower_growth_copy

Ibope
A empresa de pesquisa que virou metonímia para popularidade também publica dados sobre internet e mídias sociais. Na seção “Conhecimento” do site estão disponíveis artigos, papers, infográficos, boletins e outros produtos de inteligência.

meios de comunicacao ibope

6 Comments

Deixe uma resposta