Como usar o novo Analytics do Twitter

O ano de 2014 está testemunhando a re-intensificação de uso do Twitter para todos os tipos de marcas e empresas. Se a mídia social continuou firme e forte pra quem trabalha com monitoramento, devido a qualidade de seus dados, abertos e real-time, alguns acontecimentos recentes trouxeram mais atenção pra plataforma. Ambos foram relacionados a Segunda Tela. O primeiro foi o recorde histórico de retweets do selfie da host da premiação do Oscar 2014, Ellen Degeneres.

 

Agora, durante a Copa do Mundo, a mídia bateu recordes de tweets por minuto durante jogos e foi eleita por boa parte dos espectadores como o melhor lugar pra se conversar durante as partidas. Dezenas de iniciativas de análise dos dados foram realizadas por consultorias, agências, jornais e pelo próprio Twitter:

twitter data

Com o final da Copa do Mundo se aproximando, a plataforma lançou – ainda que tardiamente – algo muito importante que ainda faltava: um sistema de Analytics acessível a todos usuários (sendo liberado aos poucos), com dados de impressões, engajamento, taxa de engajamento, evolução dia a dia e comparações com períodos anteriores, além de exportação dos dados em CSV.

Seguem os principais elementos do Analytics do Twitter, que pode ser acessado pelo endereço: https://analytics.twitter.com . Ao acessar o endereço, logo é possível ver gráfico de atividade dos últimos 28 dias. O gráfico de Atividade do Tweet mostra o número de impressões dia a dia. Observe, no gráfico, abaixo, que um pico pode ser identificado no dia 08 de julho. Neste caso, se deve a conteúdo relacionado ao jogo Brasil x Alemanha.

 

twitter analytics - atividade dos tweetsPara fins de rápida comparação, ao lado há uma contraposição dos dados do dia corrente com a média do mês. Assim é possível agir de forma rápida, de acordo com as metas definidas. O gráfico é interativo e, ao passar o mouse pelos pontos de dados, é possível ver o dado específico: no gráfico acima, no dia 8 de julho, foram totalizadas 44.746 impressões.

Logo abaixo são exibidos os dados de cada tweet individual. O primeiro dado disponível é o número de Impressões: vezes que os usuários viram o conteúdo. Ou seja, um mesmo usuário pode ter sido contado mais de uma vez. Ao lado, Engajamentos: inclui não apenas as métricas básicas de Retweets e Favorites, mas também outros tipos de interação com aquela unidade de conteúdo, como expansões e cliques. É importante especialmente para analisar o impacto de conteúdo de marca como imagens customizadas dentro do próprio site. A Taxa de Participação é o número de engajamentos relativo ao total de impressões.

analytics twitter - tweets

A visualização padrão mostra apenas os Tweets originais e orgânicos. Mas é possível ver também as Respostas (Replies) e os tweets Promovidos.

tweet analytics - Taxa de ParticipaçãoO gráfico de Taxa de Participação mostra os dados diários dos últimos 28 dias. Este tipo de Taxa é essencial para se analisar a qualidade do conteúdo. Mesmo que seja, por exemplo, uma conta com alcance baixo de impressões, se esta taxa está alta, significa que o conteúdo está gerando o interesse dos usuários, adequada ao público.

 

 

twitter analytics - cliquesO gráfico Cliques no Link mostra os cliques dia a dia, também no período dos últimos 28 dias. É a métrica mais importante quando o negócio ou estratégia de conteúdo visa levar os seguidores para um site, como perfis de jornais online, comércio eletrônico ou landing pages com mais informações.

 

 

twitter analytics - retweetsA métrica Retweet é a mais observada desde os primórdios da plataforma. Pode indicar a disseminação de conteúdo e concordância do público com o que está sendo publicado. O gráfico segue a mesma lógica dos outros: soma de 28 dias e dados diários.

 

 

twitter analytics - curtiramA métrica de Curtiram é o antigo “Favoritamento”. Este tipo de interação teve seu nome reformulado recentemente devido ao comportamento dos usuários. Como indicam pesquisas, é usada para demonstrar feedback positivo (assim como o Curtir do Facebook) e como um modo de “guardar para ver mais tarde”. Para empresas B2B e com táticas de marketing de conteúdo, é uma métrica importantíssima.

 

 

twitter analytics - respostasPor fim, a quinta métrica exibida é a de Respostas (Replies). A partir dela é possível medir a conversação, dúvidas e relacionamento realizados com o perfil. Perfis voltados a SAC ou de segmentos como política, personalidades e outros que são pautados pelo desejo dos usuários em colaborar e conversar podem se beneficiar muito da métrica.