Como descobrir: hashtags mais usadas pelo público nas mídias sociais

hashtag social mediaHashtags nas Mídias Sociais

As hashtags são um dos principais símbolos da comunicação online, especialmente nas mídias sociais. Palavras precedidas do símbolo # (sustenido ou jogo-da-velha para alguns) são utilizadas como marcadores para diversos fins, como agrupamento de mensagens, temas e categorias desde o tempo do IRC.

Nas mídias sociais populares da atualidade podem servir para diversos fins. No Twitter e Instagram, especialmente, são parte da experiência de uso tanto quanto os textos de 140 caracteres ou o uso de filtros bacanas. Alguns tipos principais de usos das hashtags podem ser lembrados:

  • Marcadores: a utilização de uma hashtag pode ter como objetivo marcar um assunto que está sendo falado ou feito, como #politica, #cotidiano, #partiubalada #saúde e assim por diante. Aqui o diferencial é que utilizar as hashtags como marcadores ajuda na navegação e encontrabilidade do conteúdo. No Twitter basta clicar em uma hashtag para descobrir outras pessoas falando sobre o mesmo tema.
  • Desambiguação: em outros casos, as hashtags são usadas também para desambiguação da mensagem. O uso de hashtags como #ironia, #SQN e #deusmelivre deixam a mensagem mais clara e analistas de monitoramento bastante agradecidos.
  • Ancoragem da Imagem: quando o conteúdo é uma imagem, as hashtags são usadas para “ancorar” a imagem, trazendo mais informações. No Instagram, são usadas, por exemplo, hashtags pra demonstrar afeto, localização, atividade social etc, tais como #riodejaneiro, #avenidapaulista, #amo, #adoro etc. Em boa parte das fotos, o texto é constituído apenas de hashtags.
  • Expressão de Opinião: para expressar opinião, os usuários, especialmente ativistas e militantes políticos, utilizam hashtags para fazer volume sobre algum tipo de opinião ou polêmica, como #foraFeliciano, #Aecio45, #Dilma13 etc.
  • Campanhas Publicitárias: por fim, muitas campanhas publicitárias nas mídias sociais tem como objetivo circular determinadas hashtags relacionadas a marcas ou conceitos de branding. Um uso recente e famoso foi o #jogapramim durante a Copa do Mundo

 

Como medir as hashtags mais populares no meu público?

Há duas táticas principais para descobrir hashtags nas mídias sociais: encontrar as hashtags mais frequentes em um monitoramento de marca ou tema; ou monitorar as próprias hashtags

1) Como descobrir hashtags no meu monitoramento

Ao configurar um monitoramento no BrandCare, é provável que as primeiras keywords adicionadas sejam a da sua marca ou de seu cliente, assim como dos principais concorrentes, certo? Isto já pode trazer bastante informações para as táticas de uso de hashtags.

O BrandCare mede automaticamente as hashtags mais utilizadas no monitoramento. Na Dashboard, na aba de Conteúdo & Tags, é possível ver a tabela abaixo.

hashtags

2) Como monitorar hashtags

 Também é possível monitorar as hashtags diretamente. Assim é possível analisar impacto de campanhas, entender o comportamento sobre temas e segmentos ou medir opiniões.

busca por hashtags

Ao se monitorar diretamente hashtags, todas as informações relevantes sobre elas serão coletadas, como volume, usuários e até mesmo quais hashtags são utilizadas junto a elas.

 

Como usar a informação?

Há vários modos de usar as hashtags descobertas, transformando-as em informação acionável.

  • hashtag cloudAnalisar Desempenho de Campanha ou Ação Publicitária: ao se monitorar hashtags ativadas por campanhas publicitárias, é possível identificar o volume de menções. Recomenda-se também analisar o número de menções estimuladas diretamente (como retweets dos canais oficiais) ou espontâneas (quando o usuário lembra e tuita com a hashtag).
  • Entender Comportamento: medir as hashtags e palavras que são mencionadas junto a uma hashtag ou keyword permite mapear as referências informacionais, culturais e comportamentais do público.
  • Encontrar Autoridades de Assunto: quais são usuários mais mencionados ao se pesquisar por uma hashtag? Medir os usuários que são referenciados em hashtags importantes permite encontrar autoridades que sirvam de referências para a comunicação.
  • Entrar na Conversa dos Consumidores: descobrir quais hashtags estão sendo utilizadas pelo público-alvo é um caminho para produzir conteúdo que seja relevante ao tema e entrar na conversa dos consumidores.

 

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