Como descobrir: em quais mídias sociais meu público está?

onde o publico esta

Twitter, Blogs, Facebook, Instagram… compreender onde o público de uma marca está não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Apesar dos dados sobre o volume de visitas e tempo de uso em cada mídia social serem abundantes (veja relatório que indicamos), cada segmento, marca e público tem seus próprios comportamentos. Então, é necessário entender como as pessoas que realmente fazem sentido para sua marca ou campanha se comportam.

menções por midias sociais

Como fazer?

A coleta desta informação é uma das mais simples em qualquer monitoramento. Ao se cadastrar uma ou mais palavras-chave nas buscas, assim que as menções chegarem ao BrandCare (apenas alguns minutinhos), a dashboard exibirá os dados na página inicial. Mas, usando um pouco de engenhosidade, dá pra gerar dados mais amplos, além de sua marca:

  • Cadastrar buscas não só de sua marca, mas de concorrentes também: assim as possíveis diferenças podem indicar variados perfis de público ou, ainda, permitir entender as estratégias e táticas da competição;
  • Cadastrar palavras-chave e termos genéricos do segmento (como “beber refrigerante”, “procurando hotel”, “#partiubar”, “política para educação”), para identificar onde as temáticas relacionadas a uma empresa, marca ou político estão sendo debatidas.

Como utilizar?

As aplicações são das mais variadas, como:

  • Planejar a atuação e volume de conteúdo nas diferentes mídias sociais, direcionando volumes de esforços e conteúdo para cada mídia social de acordo com seu potencial e oportunidades;
  • Avaliar, junto aos dados de horário nas mídias sociais, o ciclo de comportamento entre pesquisa, compra, avaliação e engajamento dos consumidores;
  • Perceber emergência ou declínio de diferentes plataformas para seu público.

Mais Insights!

Leia sobre este e outros 49 insights possíveis de serem extraídos de um monitoramento de mídias sociais:

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