Redes e Marketing: da audiência à comunidade

Marc Smith, um dos criadores do NodeXL, publicou um interessante post sobre três fases do “uso de mídias sociais para marketing” a partir da perspectiva de rede. Através dos esquemas simples abaixo é possível entender o que o Marc Smith chama de três fases do sucesso, mas que não estão necessariamente ligadas ao tempo ou efetividade da comunicação nas mídias sociais. Podem ser resultados da presença da marca em outros meios ou no contexto do consumidor.

Na fase 01, que Smith associada à fase de criação de audiência, a rede tem basicamente a estrutura de ego, com os perfis de seguidores conversando ou direcionando citações à marca, que está central:

rede - criação de audiência

Na fase 02, “a audiência consegue uma audiência” sobre os temas relacionados à marca. É bem característica também de ações com influenciadores patrocinados, quando o impacto é pontual e não gera conversação fixa além da campanha.
audiência ganha audiência

Na fase 03, que é alcançada por poucas marcas, a rede em torno das audiências tornam-se comunidade: as pessoas conversam, discutem e interagem em torno de menções às marcas e produtos.
audiência se torna comunidadeLeia mais sobre rede e descubra como analisar suas próprias marcas no whitepaper Análise de Redes em Mídias Sociais: grafos, visualizações, métricas e comunidades.

Deixe uma resposta