Como analisar redes no Twitter com o BrandCare

Duas das novas funcionalidades da seção de Labs do BrandCare envolvem a visualização de redes. Além das redes de hashtags no Instagram, é possível gerar visualizações de redes a partir do monitoramento do Twitter, para analisar as conexões entre perfis, encontrar comunidades, influenciadores, medir o fluxo da informação, impacto de determinados assuntos etc.

Ao gerar uma rede no BrandCare, a primeira visualização será algo como a tela a seguir. É possível dar zoom e começar a analisar a rede.

Redes no Twitter

A primeira análise que pode ser feita é a dos clusters, ou comunidades, de perfis. Cada grupo de usuários mais conectados entre si é agrupado num cluster e colorido de acordo. Vejam, por exemplo, o cluster resultante da participação e cobertura da Social Figures em uma conferência:

redes no twitter - brandcare - cluster

A identificação de influenciadores também é facilitada pela visualização em rede. No exemplo abaixo, vejam como o perfil da @MarciaCeschini, uma das principais curadoras de conteúdo sobre mídias sociais do Brasil, gera um impacto relevante na rede selecionada:

redes no twitter - perfil influenciador 2 - brandcare

Em outros casos, a rede permite identificar o impacto de outras mídias sociais. A presença do perfil @SlideShare abaixo demonstra o compartilhamento de conteúdo da Social Figures daquela mídia social no Twitter:

redes no twitter - perfil influenciador - brandcare

É possível filtrar os nós por diversos tipos de métricas. Se recortarmos, por exemplo, por InDegree (a quantidade de conexões recebidas), é possível encontrar os perfis que mais movimentaram a rede:

redes no twitter - in-degree - brandcareO filtro também pode estar associado a itens como Tags, Grupos de Usuários e tipo de Interação (filtrando por Retweet ou Mention). No exemplo abaixo, as conexões estabelecidas em torno da tag “whitepaper” que, no caso, mede a circulação dos documentos que a Social Figures publica para o mercado:

redes no twitter - filtro por tag - brandcareQuer aproveitar tudo o quê as redes tem a oferecer? Faça um trial do BrandCare agora mesmo e gere redes como estas em poucos cliques.

Deixe uma resposta