Como encontrar os influenciadores nas mídias sociais?

O conceito de influência é um dos mais polêmicos na comunicação e no marketing. O que significa dizer que alguém é influenciador? Segundo a WOMMA – Associação de Marketing Boca-a-Boca -, a definição de influenciador é algo tão simples como: “uma pessoa que tem um alcance ou impacto de suas opiniões maior que a média em um mercado específico”.

No contexto da comunicação digital, em que a mídia é estruturada em rede e facilmente propagável, a ideia de influência é central: as marcas precisam relacionar-se com os influenciadores de forma positiva. Se um detrator de marca também é influenciador, a organização pode ter muitos problemas!

Mas como analisar a influência nas mídias sociais?

Há várias respostas para esta pergunta. Uma das soluções mais práticas para encontrar influenciadores é utilizar o Klout Score. Lançado em 2008 por uma start-up do Vale do Silício, o escore Klout é uma medida do potencial de disseminação de um perfil nas mídias sociais. A partir de dados do Twitter e outras mídias sociais (se o usuário as conectar no site do Klout), é aplicado um algoritmo em todos os perfis encontrados. O sistema mede alcance real, amplificação e impacto na rede para resultar no escore.

O BrandCare coleta automaticamente o Klout score dos perfis, permitindo que este índice funcione como um “atalho” ao se analisar os dados, permitindo ao usuário visualizar primeiro os perfis mais relevantes. No gráfico abaixo, na aba de Audiência do software, é possível ver a lista dos Maiores Influenciadores por Sentimento:

maiores influenciadores monitoramento mídias sociais - gráfico brandcareO Klout score é polêmico pois a definição de influência é bastante controvertida. O algoritmo do sistema analisa amplificação e potencial de disseminação dos perfis, mas influência, em sentido estrito, é bem mais que isto, não é? Mas o índice não deixa de ser útil como um atalho, uma heurística.

Outra métrica que recomendamos para se analisar influência é o Grau de Entrada. Na nossa inovadora funcionalidade de análise de redes sociais, a métrica de Grau de Entrada significa a quantidade de conexões (entre menções e retweets) que um perfil recebe numa rede. Na tela abaixo, por exemplo, o perfil do Jornal O Globo se destaca, por ter recebido 436 conexões no período analisado:

Influenciador nas Mídias Sociais - tela BrandCare

pilares influencia

Apesar dos índices e métricas ajudarem na descoberta de influenciadores, o trabalho qualitativo é sempre importante. Definir bem os componentes da influência é indispensável para que o analisar consiga distinguir popularidade e visibilidade de influência. No documento “The Rise of Digital Influence”, o especialista Brian Solis mostra que a influência é composta de diversos atributos em torno dos pilares de Alcance, Ressonância e Relevância. Além de Popularidade, também é essencial ver atributos qualitativos como também Autoridade, Confiança, Amplitude e Proximidade.

Assine o feed do blog para não perder nenhuma novidade!

2 comentários sobre “Como encontrar os influenciadores nas mídias sociais?”

  1. Pingback: Protagonismo da Cultura Popular | Social Media & Política

  2. Pingback: Influenciadores: Broadcaster, Conector ou Legitimador? | Social Figures – Monitoramento de Redes Sociais

Deixe uma resposta