Clusters em redes no Twitter: o quê faz as pessoas se conectarem?

social network analysisA funcionalidade de clustering na análise de redes sociais é uma das mais úteis para entender a estrutura das redes. A lógica por trás do recurso é relativamente simples apesar da matemática ser um pouco complicada, mas isso a gente faz pra você! No caso do módulo de Social Network Analysis no Twitter, as conexões são identificadas a partir de mentions e retweets.

Lembre como funciona: na estrutura da rede, cada cor representa um agrupamento de perfis identificado através do algoritmo de clustering. Cada grupo está mais conectado entre si do quê em relação à rede como um todo. A ferramenta identifica isto matematicamente. A fórmula se baseia nos índices matemáticos de agrupamento, mas sempre significa algo. Então o clustering serve como um atalho para descobrir informações como tipos de usuários, influenciadores e temáticas nas redes. O quê faz as pessoas se conectarem no compartilhamento ou confronto de ideias? Veja abaixo alguns exemplos:

Cluster Ideológico
Um motivo para as pessoas se conectarem é a ideologia. Alguma inclinação política ou de visão do mundo as fazem compartilharem ideais, atitudes e comportamentos ou, ainda, discutirem entre si devido a estas posições. Pode ser afiliação a algum partido. Ou até mesmo ódio compartilhado a algum partido. Veja abaixo dois exemplos.

Na tela acima, temos um cluster de apoiadores do Partido dos Trabalhadores, no contexto de um grande monitoramento. Observe as palavras "petista" e "professor" como destaque na biografia destes usuários.
Na tela acima, temos um cluster de apoiadores do Partido dos Trabalhadores, no contexto de um grande monitoramento. Observe as palavras “petista” e “professor” como destaque na biografia destes usuários.
No cluster acima, retirado do mesmo monitoramento, temos perfis ativados especialmente por influenciadores do PSDB. Observe como a palavra "Deus", relacionada a conservadorismo, se destaca.
No cluster acima, retirado do mesmo monitoramento, temos perfis ativados especialmente por influenciadores do PSDB. Observe como a palavra “Deus”, relacionada a conservadorismo, se destaca.

 

Cluster Esportivo
Muitas pessoas criam laços de acordo com seus times do coração. Algumas mensagens, obviamente, terão um maior apelo para estes indivíduos. No exemplo abaixo, centenas de atleticanos compuseram o público engajado de tweets humorísticos contra o rival, em case que analisamos no post:

Durante o “Novembro Azul”, o perfil @sensacionalista ativou centenas de atleticanos.

 

Cluster Cultural
Fãs de determinado artista, especialmente no caso de música, tendem a se relacionarem e conectarem. No exemplo abaixo, temos um cluster relevante em torno da funkeira Anitta no contexto do monitoramento de um programa televisivo:

Cluster de usuários conectados por comentarem sobre música de Anitta em trilha sonora de novela.
Cluster de usuários conectados por comentarem sobre música de Anitta em trilha sonora de novela.

Cluster Informativo
É muito comum que os clusters se agrupem em torno de grandes perfis de portais de notícias, como Folha de São Paulo, Veja, Estadão, Terra, Uol etc. A característica das pessoas que se agregam a cada cluster vai depender do monitoramento em questão, mas existem algumas diferenças perceptíveis entre os portais. Por exemplo, os canais da Uol são muito visualizados por fãs de esporte, devido à sua qualidade de cobertura desta editoria. Veja dois exemplos abaixo:

Em um monitoramento relacionado a economia, um cluster informativo em torno dos perfis @Veja e @Vejamercados
Em um monitoramento relacionado a economia, um cluster informativo em torno dos perfis @Veja e @Vejamercados
Cluster, em contexto de crise, em torno do portal de notícias Uol. Apesar de não ter a ver com esporte, o perfil do seguidor do portal é comumente de torcedores.
Cluster, em contexto de crise, em torno do portal de notícias Uol. Apesar de não ter a ver com esporte, o perfil do seguidor do portal é comumente de torcedores.

Cluster de Canal Oficial da Marca
No caso de marcas que produzem conteúdo e/ou realizam relacionamento ativo nas mídias sociais, um dos clusters tende a ter o formato radial em torno do perfil central da marca. No exemplo abaixo é fácil distinguir que o principal cluster da rede gira em torno do perfil da Social Figures:

Exemplo de rede completa no qual o cluster principal pode ser facilmente distinguido, em torno do perfil oficial da marca.
Exemplo de rede completa no qual o cluster principal pode ser facilmente distinguido, em torno do perfil oficial da marca.

Cluster de Interesse/Tema
No monitoramento de algumas keywords, surgirão clusters mais vinculados a uma temática específica. O exemplo abaixo, retirado do monitoramento da campanha de conscientização “Meu Bigode Azul” traz como influenciadores perfis da área de saúde ou combate a doenças:

Cluster relacionado a um universo temático: saúde, bem-estar e meio ambiente.
Cluster relacionado a um universo temático: saúde, bem-estar e meio ambiente.

 

Gerar visualizações de redes permite identificar com rapidez e precisão agrupamentos relevantes para as marcas e organizações. Acima, apenas alguns exemplos de tipos de clusters que podem ser descobertos e analisados no contexto de seu monitoramento. Faça um teste do BrandCare para conhecer mais e não esqueça de conferir mais materiais sobre o tema:

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