Análise de Redes em Eleições e Política: Luke Foley

Luke Folley - completa copyAnálise de Redes Sociais é uma metodologia inovadora de visualização de conexões em torno de conversas nas mídias sociais. No campo politico, tem aplicações como: Identificar Influenciadores; Analisar atividade da militância; Descobrir ativadores; Rastrear crises e temas sensíveis; Mapear agrupamentos de eleitores; Medir impacto de fatos e notícias; Comparar disseminação de mensagens pró e contra.

Como exemplo, trouxemos para o blog um excerto de análise realizada em alguns dias do período eleitoral da New South Wales na Austrália, país onde temos nossa outra sede. Observem como analisar os clusters da rede de tweets mencionando o Luke Folley (Australian Labor Party) com 1007 tweets no período de 1 semana já traz alguns insights.

No período analisado, o maior agrupamento ocorreu em torno de @Wendy_Bacon, professora e jornalista investigativa em veículos independentes e alternativos.

Foram 60 perfis discutindo o tweet de Bacon criticando Foley por reduzir impostos para a indústria de corridas. Além do potencial de disseminação na plataforma (13,8 mil seguidores), seu perfil é típico do comunicador com alto grau de influência.

Analise de Redes - Luke Foley - Cluster 1

O segundo cluster esteve isolado do resto da rede, por ser de pessoas focadas numa causa específica. O perfil @TheMMExchange, Medical Marijuana Exchange, circulou notícia, declaração e link sobre o esforço de Luke Foley para legalizer o uso medicinal da maconha.

Analise de Redes - Luke Foley - Cluster 2

O terceiro cluster mostra a disseminação de polls da popularidade de Foley no ALP à frente de Robertson e da dianteira de Baird à frente de Foley.

O principal influenciador é o perfil @GhostWhoVotes, perfil que circula notícias sobre a política australiana. O perfil @mrtiedt retuitou a mensagem com uma risada, provavelmente devido à liderança de Foley ou a grande quantidade de indecisos.

Analise de Redes - Luke Foley - Cluster 3O quarto cluster traz perfis impactados pela ABC News Sydney relativa à declaração de Foley de que não seriam necessários julgamentos para cada caso de uso medicinal de maconha. O perfil destes usuários são de interessados em política, especialmente militantes do partido.

Analise de Redes - Luke Foley - Cluster 4

Caracterizado por ativistas, especialmente referentes a clima. Foram mensagens de apoio ao movimento “Lock the Gate” a favor da preservação da natureza contra mineração danosa de gás, carvão e combustíveis.

A jornalista Margo Kingston e o perfil @locjkthegate mencionaram a política Annastacia Palaszczuk (@AnnastaciaMP) do Queensland Labor em prol da causa.Analise de Redes - Luke Foley - Cluster 5

 

Deixe uma resposta