5 insights de monitoramento de páginas de Facebook

As páginas de marcas no Facebook oferecem muitas possibilidades de gerar ações e insights! Além de conteúdo e relacionamento, é possível monitorar concorrentes para entender os padrões do segmento e desenvolver táticas para diferenciar sua atuação nesta mídia social.

Comparação de volume de publicações em páginas do Facebook

Comparação de volume de publicações em páginas do Facebook

1 – Usuários mais Ativos na Página
Quem são os usuários mais ativos nas páginas de sua marca? Compreender quem interage repetidamente pode gerar insights para planejamento, conteúdo e relacionamento. Cada segmento e marca terá suas particularidades. Por exemplo, em comércio eletrônico é comum que os mais ativos sejam consumidores insatisfeitos reclamando com a empresa por algum problema como entrega. Mas e quem são os engajados positivamente? Quais suas características? Entender quem são estas pessoas permite criar conteúdo que os agrade, aumentando as taxas de engajamento e resultados da página.

2 – Tipos de Dúvidas e Reclamações
As páginas de Facebook são um importante local de contato entre os consumidores e as empresas. Os usuários já se acostumaram a ir nas páginas tirar dúvidas ou reclamar, e muito, quando insatisfeitos. Além disto tudo trazer ótimas oportunidades para a relação direta com o consumidor, ao longo do tempo também pode trazer insights. Se os tipos de reclamações forem quantificados, a empresa poderá desenvolver guias de respostas, FAQs e conteúdos que antecipem as dúvidas e reclamações.

3 – Horários com Maior Volume de Comentários
Em quais horários o público está online e interessado? Esta informação é essencial para definir melhor cronograma de conteúdo e planejar bem as táticas de relacionamento. Observando gráficos com o volume de hora em hora dos concorrentes, você pode tanto entender os padrões de publicação do segmento quanto descobrir lacunas temáticas.

Páginas Facebook - Horarios

Tabela de horários com maior volume de conteúdo

4 – Conteúdos que Geram Conversas
Os comentários dos consumidores podem ser de vários tipos. Reclamações, dúvidas, dicas, complementos ao conteúdo, feedback positivo, citação a outros usuários ou conversas, por exemplo. Estes últimos tipos demonstram que o conteúdo realmente está dando certo.

5 – Temas Abordados pela Concorrência
E quais são os temas abordados pela concorrência? Para se diferenciar, a análise de conteúdo da concorrência pode servir para descobrir quais temas estão saturados pelos concorrentes e trazer diferenciais temáticos, estilísticos ou de formato.

Palavras mais usadas por uma página de marca

Palavras mais usadas por uma página de marca

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