Analisando redes de influência entre Twitter e Televisão: Viewing Party do #BBB15

No último dia 31 de março, aconteceu o primeiro Twitter Viewing Party no Brasil. O evento é um encontro de influenciadores para assistir e comentar algum programa televisivo. A sede do Twitter recebeu 6 grandes influenciadores no Twitter, acompanhados de amigos, para assistir à transmissão do Big Brother Brasil 2015. Foram eles: Dilma Bolada (@dilmabr), Preta Gil (@pretagil), Lucas Fresno (@lucasfresno), Tessalia Serighelli (@twittess), Não Salvo (@naosalvo) e  Juliano Belletti (@julianobelletti). Foram influenciadores que surgiram no próprio Twitter, programas televisivos, mundo cultural ou em blogs famosos. Cada um deles, e seus amigos, utilizaram uma hashtag própria para comentar o programa: #TeamPreta, #TeamLucas, #TeamTessalia, #TeamNaoSalvo, #TeamDilmaBolada e #TeamBelletti.

Monitoramos as 6 hashtags durante o programa e chegamos na estrutura de rede abaixo. Observe como os principais 4 influenciadores já se destacam e como centenas de perfis se agrupam em torno deles:

Gif - TVP - BrandCareA coleta foi realizada durante todo o dia 31 de março. Contando apenas as seis hashtags monitoradas, obtivemos a seguinte distribuição:

Twitter Viewing Party

Mas volume é só uma parte da história. Para entender além do quantitativo, o cruzamento de métricas e a agregação de métricas de rede são muito relevantes. Veja as principais métricas:

Twitter Viewing Party - metricas

– O Lucas Fresno conseguiu o maior número de tweets com sua hashtag, #TeamLucas. Isto foi resultado de seu grande número de fãs e seu engajamento.

– A Preta Gil foi a influenciadora que mais tuitou com a hashtag, se mostrando um exemplo de esforço para ativar sua rede.

– O Juliano Belletti, apesar de sua fama e grande número de seguidores, não se engajou muito nem participou muito, recebendo resultados quantitativos relativamente inferiores. Obteve a maior Densidade de Rede, mas justamente porque o número de pessoas que usaram sua hashtag foi muito baixo.

– A métrica de Densidade de Rede que merece destaque, na verdade, é a da comunidade do Lucas Fresno. Os fãs não só tuitaram utilizando a hashtag, mas também conversaram bastante entre si, gerando uma Densidade de Rede muito maior do que a dos outros perfis que tiveram grande volume de conversas.

– E a surpresa de alcance fica com a Dilma Bolada. Apesar do número total de tweets ter sido liderado pelo Lucas Fresno, a Dilma Bolada obteve o maior Grau de Entrada. Isto significa que mais usuários únicos a mencionaram, enquanto no caso da comunidade do Fresno, ocorreu uma média de tweets por usuário maior.

Para projetos de engajamento, vale analisar caso a caso o público de cada perfil e seu comportamento. A depender do tipo de relação com o influenciador, assim como sua origem (digital, TV, cultura, política etc), cada grupo de indivíduos que interage com os @influenciadores tem perfis diferentes.

Abaixo, por exemplo, nuvens de palavras criadas a partir dos clusters de cada um dos influenciadores. Observe como algumas palavras mostram a aderência de cada público a diferentes objetivos.

INFLUENCIADORES - TWITTER VIEWING PARTY - BrandCare

O monitoramento de mídias sociais, junto a visualização e métricas de redes, permite uma compreensão profunda das dinâmicas online. Faça um teste do BrandCare e conte conosco para realizar todo o potencial de seus dados online!

2 comentários sobre “Analisando redes de influência entre Twitter e Televisão: Viewing Party do #BBB15”

  1. Pingback: Não é mais possível monitorar o Facebook? | Social Figures – Monitoramento de Redes Sociais

Deixe uma resposta