Pão de Açúcar ou Pão de Açúcar? Como a Análise de Redes Sociais ajuda a separar o joio do trigo no Instagram

Um dos principais recursos da análise de redes sociais é o algoritmo de clustering. Basicamente, este algoritmo agrupa vértices de acordo com suas conexões. Vértices que possuem mais conexões entre si do que em relação ao resto da rede são agrupados nos clusters. No caso do Instagram, é possível fazer monitoramento de hashtags e criar redes a partir das conexões entre elas. Abaixo um exemplo, a partir do monitoramento da hashtag #paodeacucar no nosso software BrandCare:

pao de acucar - rede completa

Observe que é uma rede muito conectada, quase todos os clusters estão muito entrelaçados. Esta é uma característica muito comum nas redes do Instagram, pois as hashtags inseridas pelos usuários são muito numerosas. Mas há um cluster um pouco separado dos demais:
pao de acucar - cluster dissociado

Vamos dar um zoom pra conferir quais são as hashtags nesta área da rede?
pao de acucar - cerveja

São todas hashtags relacionadas a cerveja! Analisando as imagens, podemos perceber que foi resultado de promoções de cervejas premium e/ou importadas na rede de supermercados Pão de Açúcar. O objetivo deste monitoramento, porém, é entender as hashtags associadas ao Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil. Por isto, na rede como um todo, as hashtags mais frequentes são termos como #riodejaneiro, #brasil, #urca, #errejota e #cidademaravilhosa.

A identificação do cluster pelo algoritmo de rede, neste caso, ajudou a isolar menções que não tem a ver com o objetivo do projeto. Mas, caso fosse um projeto para a rede de supermercados Pão de Açúcar, também trouxe informações, mostrando o impacto que esta categoria de produto tem na divulgação da rede, graças às promoções inesperadas.

Este é só um dos muitos insights que a análise de redes sociais (ARS) pode trazer para seu monitoramento de mídias sociais. Baixe o whitepaper “Análise de Redes em Mídias Sociais: grafos, visualizações, métricas e comunidades” para descobrir mais possibilidades!

Deixe uma resposta