O que o monitoramento de mídias sociais e o filme Divertida Mente tem em comum?

divertidamenteO novo filme da Pixar, traduzido para o Brasil com o título Divertida Mente está fazendo bastante sucesso de público e crítica. Uma de suas inovações é trazer como principais personagens as emoções dentro das mentes dos personagens humanos: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo interagem na construção de atitudes, comportamentos e memórias da protagonista.

A classificação das emoções humanas básicas é algo que desafia psicólogos, sociólogos e linguistas há centenas de anos. Qual a definição, papel e importância destas emoções para as pessoas e sociedade? E como identificar estas emoções visual ou textualmente?

As emoções do filme da Pixar são muito próximas às emoções principais propostas pelo psicólogo Paul Ekman em seu livro Emotions Revealed. Ekman não só propôs uma classificação consistente das emoções, mas também como os seres humanos expressam e percebem as emoções, inclusive através de referências visuais e expressivas.

emotions - ekmanMas além das expressões faciais, as pessoas também deixam explícitas, de forma intencional ou não, as emoções em seus textos, opiniões e comentários. Há diversos sistemas que buscam entender a presença de palavras marcadoras de estados emocionais nos textos.

Quais são as emoções que as pessoas expressam quando falam de determinados tipos de marcas? Há uma frequência maior de palavras vinculadas à Surpresa ou a Medo, por exemplo? Um político gera Nojo nas opiniões do eleitorado? E como as emoções são vinculadas a tipos de usuários e personas do público de um segmento?

O exemplo abaixo é uma classificação realizada com a vinculação de cerca de mil palavras associadas às diferentes emoções.

Emoções - BrandCare

EEmoções - Radarsta classificação traz mais informação quando é cruzada com agrupamentos/clusters de usuários, tais como a metodologia de identificação qualitativa de personas. Assim como indica o título em inglês do filme, Inside Out, as emoções podem ser cruzadas com outras características dos usuários para se entender os comportamentos. No gráfico ao lado, por exemplo, 4 personas de público possuem padrões diferentes de consumo cultural, relações familiares, utilização de aplicativos e, até, emoções!

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