Pesquisa sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

[O texto abaixo é uma colaboração da estudante de doutorado Juana Lucini, que nos conta sobre sua pesquisa em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Parte da coleta de dados da tese é realizada no BrandCare, com apoio da Social Figures.]

O objetivo da minha pesquisa é analisar o processo decisório referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, ou SDG em inglês) e como a participação de diferentes atores online contribuiu para o resultado final acordado entre os 193 países que fazem parte da Assembleia Geral das Nações Unidas. Desde a Rio+20 até Julho último, diferentes atores estiveram envolvidos no processo de criação do documento, com contribuições de vários seguimentos da sociedade civil, do setor privado e de governos. O documento final do Grupo Aberto (Open Working Group) será finalmente aprovado ou retificado pelos países na Assembleia Geral da ONU a ser realizada em 25-27 Setembro de 2015.

A minha pesquisa está fazendo uma análise de mídia social sobre as discussões e os atores. Isso é possível porque o tópico dos tem sido muito debatido no Twitter. De Março a fins de Julho, há mais de 130 mil menções da hashtag #SDG. Para fazer um primeiro filtro e análise dessas hashtags, eu usei a ferramenta do BrandCare de escolher uma amostra dentro do meu banco de dados. A amostra pode ser escolhida de diferentes maneiras, eu escolhi com uma margem de erro de 4%. Essa ferramenta também me permitiu comprovar que a maioria do uso da hashtag era de fato com menção aos SDGs.

Eu tive uma amostra de 520 tweets, dos quais 480 eram usuários únicos e 45,9% mulheres. Dentro da amostra, 333 eram retweets de usuários que já haviam feito um tópico usando a hashtag #SDG. A amostra era espalhada no tempo do meu universo de análise, como mostra o gráfico abaixo:

Hashtag #SDG

Desses, 31 tweets eram de pessoas as quais eu classifiquei como “os mais influentes (top influencers)” no meu banco de dados. Os mais influentes são os usuários do Twitter que compartilharam conteúdo com a hashtag #SDG que tem mais de 10 mil seguidores. Eu criei então uma outra categoria, que classifica os usuários com mais de mil seguidores como influenciadores medianos. Nesta categoria, haviam 163 tweets da amostra de 520.

Eu também classifiquei os tweets dentro da amostra em positivos e negativos. Felizmente para o processo decisório dos SDGs, a maioria se manifestou favorável (98%). Dos influenciadores principais, esse é o ranking com o klout score de cada um:

key influencers

É interessante destacar também que eu encontrei dois spam na amostra, tweeds que não se referiam especificamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e outros tweeds que se referiam aos SDGs mas que estavam em idiomas que eu não compreendi, como alemão e japonês. Eles ainda são parte importante da amostra e no período da análise de dados trabalharei com a tradução deles.

[Juana Lucini é estudante de doutorado no Sustainability Research Centre, University of the Sunshine Coast, Australia. Juana possui um mestrado em Ciência Política pelaUniversidade de Brasília e  Masters em International Cooperation and Development from the University of Cantabria, Spain.]

Deixe uma resposta