Social Figures se associa à Associação Brasileira das Agências Digitais

By | Uncategorized | No Comments

ABRADi_duas_cores_pos_b_pngA Social Figures é a mais nova associada à Associação Brasileira das Agências Digitais. A ABRADi conta com entidades regionais em 12 estados e atualmente já é composta por mais de 600 empresas por todo o país. Os Objetivos definidos pela associação são:

  • Promover o desenvolvimento nacional do mercado através da sua profissionalização e aculturamento;
  • Aplicar, difundir, estudar e aprimorar os princípios e métodos de informação, voltados para a formação e o aperfeiçoamento de empresas que atuem com consultoria, projeto e desenvolvimento de soluções de comunicação para o ambiente digital;
  • Criar mecanismos para mensurar e disponibilizar informações sobre o mercado brasileiro de comunicação para o ambiente digital;
  • Congregar os segmentos que compõem o mercado e criar oportunidades para suas associadas;
  • Atuar junto aos poderes públicos em questões de interesse do mercado das associadas;
  • Fomentar a constituição de associações regionais, com os mesmos objetivos, nos estados da federação.

Leia mais sobre a atuação n entidade no site da entidade

Evento brasileiro sobre Mídias Sociais chega à sua sexta edição

By | Social Media | No Comments

O Social Media Brasil, evento que teve sua primeira edição em 2009, chega a seu sexto ano reunindo centenas de profissionais de todo o Brasil para discutir as mídias sociais. O evento acontecerá na Faculdade Casper Líbero (SP-capital) nos dias 22 e 23 de agosto.

smbr

Neste ano acontecerá com formato diferente: no dia 22 de agosto um workshop sobre Comunicação Integrada em Mídias Sociais e no dia 23 de agosto, palestras com temas como “O cliente não tem verba ou você não sabe vender uma ideia?”; “Metodologia para criação e execução de novas ideias”; “Você não é o target, entenda isso de uma vez por todas!”; Sua ideia não é genial. Faça o que deve ser feito!” e “Como planejar com base em tendências para melhores resultados”.

Mídia Dados 2014: brasileiros são fanáticos por blogs

By | Social Media | No Comments

O Mídia Dados, portal de dados e informações publicados pelo Grupo de Mídia de São Paulo acabou de lançar sua nova edição. Com dados sobre Mercado & Demografia, Televisão, Revista, Rádio, Jornal, Entretenimento e Mídia Digital, as dezenas de gráficos trazem contexto para o comunicador. Entre os pontos de dados mais impactantes do estudo está a diferença entre uso de blogs em média no Brasil e no mundo. A categoria tem penetração de 71,2% no país enquanto a média global é de 52,1%.

blogs brasil

Quer saber o que falam de sua marca nos blogs do Brasil e do mundo? Faça um teste gratuito do BrandCare clicando na home do nosso site.

Gatos, comida ou selfies? Quem domina o Instagram?

By | Uncategorized | No Comments

Qual o tema mais comum em fotos do Instagram? Na era da expressão e exposição pessoal, acertou quem disse que os selfies estão vencendo a batalha. No artigo What We Instagram: A First Analysis of Instagram Photo Content and User Types, Yuheng Hu, Lydia Manikonda e Subbarao Kambhampati, da Universidade Estadual do Arizona analisaram qualitativamente 200 fotos de uma amostragem de 1000 e chegaram na distribuição abaixo. Selfies, Amigos e Atividades lideram

instagram categorias de fotoOs dados apresentados pelas pesquisadores trazem mais contexto para o estudo que publicamos sobre Churrasco no Instagram. Por se tratar do monitoramento de uma atividade social, os Retratos em Grupo e Selfies em Grupo lideraram na nossa categorização. Clique na imagem abaixo para ver o estudo completo:

pesquisa churrasco - tipos de foto por genero

E nos seus monitoramentos de Instagram, o que aparece mais? São também as selfies que dominam?

Eleições 2014 em Alagoas no Twitter: primeiras impressões

By | Social Media | No Comments

eleicoes-rede

Por Ronaldo Araújo [1]

Ao se analisar a conversação em rede em períodos eleitorais entende-se que o volume de mensagens trocadas entre candidatos e eleitores pode ser entendido, por um lado, como abertura e predisposição do candidato ao diálogo, e por outro, como engajamento cívico do eleitor na participação política.

Pesquisas que analisam o desempenho de candidatos em suas campanhas online têm detectado um número cada vez mais baixo de mensagens em resposta a eleitores. Embora os sites de redes sociais “garantem” ao eleitor ter voz, percebe-se que este tem obtido pouca ressonância, não sendo ouvido pelos candidatos com os quais interage.

Para verificar essa situação, por meio do uso do BrandCare, temos monitorado no Twitter, as interações entre os principais candidatos ao governo do Estado de Alagoas com seu eleitorado. De acordo com pesquisa ibope divulgada no dia 01 de junho os três candidatos com maior intenção de voto são: Renan Filho (PMDB), na liderança com 35%, Benedito de Lira (PP) com 25% e Eduardo Tavares (PSDB) com 4%. Seguem algumas impressões sobre o primeiro mês de monitoramento (01 a 31 de julho em 2014) destes três candidatos.

Em relação ao número de seguidores, todos apresentaram um crescimento: Renan Filho – @RenanFilho_ teve aumento de 122 seguidores (tinha 1.010 e chegou a 1.132); Benedito de Lira – @BiudeLira (de 3.631 para 3.691) e Eduardo Tavares[2] – @edutavaresal (de 212 para 272) tiveram aumento de 60 seguidores cada.

Tivemos um total de 3.409 tweets, sendo 2.353 únicos e 1.056 retweets. O desempenho em termos de (1) número de mensagens enviadas pelos candidatos + (2) menções + (3) retweets recebidos dá destaque à Renan Filho no período analisado que supera os demais em praticamente todo o período. Em apenas dois momentos o candidato não lidera, em 19 de julho por Biu de Lira (60 a 38) e em 24 de julho por Tavares (110 a 82).

Mentions Gov AL 2014

No dia 19 de julho, podemos atribuir o desempenho do candidato Benedito de Lira ao dia do lançamento de sua campanha. Já Eduardo Tavares tem seu melhor desempenho na data em que divulga sua desistência de candidatura ao governo do estado pelo PSDB.

Do total de 2.353 mensagens únicas, apenas 426 (9,11%) foram originadas pelos candidatos, o que equivale a dizer que 1.927 delas (81,89%) são de eleitores (além de perfis institucionais, empresarias e de mídia), o que indica o índice de participação política nesse período eleitoral.

Interessados em saber sobre o “entre”, com foco na relação, na interação, as próximas postagens descreverão o quanto os candidatos são mencionados durante a campanha, o índice de responsividade que apresentam, o tipo de mensagens (assunto e categoria) que respondem, bem como que não respondem. Essa fase será pautada nos estudos de análises de redes sociais (ARS) e também nas análises de conversação em rede, levando em conta aspectos estruturais e semânticos[3].

[1] Mestre (2009) e Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Graduado em Ciência da Informação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologia de Informação e Comunicação (GPoliTICs – UFAL). Sua pesquisa sobre participação política, interatividade e engajamento online nas eleições estaduais de Alagoas é apoiada pela Social Figures, através do plano acadêmico do BrandCare.

[2]  O candidato desistiu da candidatura no dia 24 de julho e foi substituído pelo vereador do município de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSDB) – @JulioCezarAL a partir do dia 05 de agosto de 2014.

[3] RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada por computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Novo Plano BrandCare: baixo custo para pequenos negócios

By | Brand Care, Social Media | No Comments

small businessUma boa novidade para quem trabalha com marcas e empresas de pequeno porte! A pedidos, preparamos um plano do BrandCare monitoramento de mídias sociais voltado para quem precisa monitorar pequeno volume de menções.

O plano, chamado de Small Business, possui as seguintes características:

  • 1 Empresa
  • 15 Palavras-Chave
  • 4 mil menções coletadas
  • Suporte por Email
  • Até 2 logins de usuário

Interessado em conhecer o excelente custo-benefício deste plano? Faça um teste conosco. É só acessar a home do nosso site e clicar em “Quero Testar”.

Twitter voa alto em 2014, segundo a revista Época

By | Social Media | No Comments

revista epoca twitter 2014A mídia social Twitter voltou a ser capa da revista Época. Em sua edição 845, de 8 de agosto de 2014, a revista estampa um icônico passarinho azul com o título “O voo sem limites do Twitter“.

Impulsionada pelo intenso uso durante a Copa do Mundo no Brasil, a receita chegou aos US$ 312 milhões, mais que o dobro em relação ao mesmo período no ano anterior. O número de perfis que usam a rede regularmente subiu para 271 milhões e bateu as expectativas de analistas de mercado.

As previsões para 2014, publicadas no Mashable, parecem estar sendo consolidadas em diversos níveis, como a receita e a performance na Copa, também observada pelo site brasileiro  Brainstorm9.

revista epoca - voce ja usou o twitterTalvez você lembre desta outra capa ao lado: em 2009, no primeiro boom da mídia social no país, a revista perguntou para o leitor: “Você já usou o Twitter?”. O texto comemora os 6 milhões (!) de usuários e

A grande novidade do Twitter é o ritmo. Por algum motivo inexplicável, as pessoas não param de trocar mensagens. O site do Twitter tem uma pergunta básica – “O que você está fazendo?” – e todo mundo responde, várias vezes ao dia: contam que estão almoçando, dizem que o ônibus quebrou, avisam ter visto uma celebridade. Como é possível postar do celular, os twitteiros não descansam na narração do trivial. É um fluxo contínuo de minudências que os americanos chamam de “intimidade ambiental”. A comunicação é rápida e contínua, uma pequena e organizada gritaria digital. Visto de fora parece histérico, mas para os envolvidos soa natural. E é um sucesso.

Cinco anos muda bastante coisa, não é? O sucesso do Twitter ao longo destes anos demonstra a maturidade do mercado de comunicação digital e comportamento dos usuários, que pode ser medido através do monitoramento de mídias sociais.

Dadaviz: mais de 500 visualizações de dados

By | Cultura Digital | No Comments

O site Dadaviz tem como objetivo popularizar visualizações de dados. Com mais de 500 visualizações publicadas, serve de boa referência para o profissional de análise de dados. De nacionalidade das Bond Girls à relação entre Cores e Cultura, passando por questões mais sérias como guerra e crescimento populacional, os temas são variados mas um ponto é comum inventividade e funcionalidade dos dados apresentados. Clique para conferir:

bond girls

Bond Girls x País de Origem

cores - cultura

Significado das Cores em Diferentes Culturas

big mac index

Índice Big Mac