Faturamento de agências digitais brasileiras chega a R$3,3 bilhões

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A 5ª edição do Censo Digital, estudo realizado pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais ( ABRADi), registra um forte ritmo de expansão dos negócios do segmento, o que demonstra o vigor desse mercado mesmo diante da desaceleração da economia brasileira nos últimos anos. Segundo a pesquisa, o faturamento do setor foi de R$ 2,7 bilhões em 2013, um crescimento de 25% em relação a 2012, quando faturou R$ 2,2 bilhões. Os dados não levam em consideração os investimentos em mídia – referem-se apenas aos serviços digitais.

faturamento agencias digitais

O Censo também indica que o número de agências digitais no País subiu de 3.094, em 2012, para 3.388, no ano passado. A quantidade de funcionários passou de 25.947 para 31.250 no mesmo período. De acordo com a pesquisa, o desenvolvimento de sites continua a ser o serviço responsável pelo maior porcentual de faturamento do setor, embora sua participação no bolo do mercado tenha diminuído. Em 2012, a categoria respondeu por 29%, enquanto em 2013 o índice foi de 20%. Em segundo lugar aparece Programação, com 11,4% e, em seguida, Criação (10,4%) e Monitoramento de Redes Sociais (10%).

Como descobrir: em quais horários as pessoas mais falam sobre minha marca (e concorrentes)?

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Não existe “horário nobre” nas mídias sociais. Claro que temos horários em que há um maior número de pessoas conectadas de modo geral, mas o diferencial das mídias sociais é que cada empresa pode analisar seu público de forma ultra-segmentada. Isto também vale para comportamentos relacionados a horários de uso, reclamações, comportamentos etc.

Descobrir esta informação é bastante fácil com o BrandCare, ferramenta de monitoramento de mídias sociais (clique na barra lateral para fazer um trial). Depois de configurado um monitoramento, o gráfico aparecerá automaticamente na aba de Mentions da Dashboard.

Veja abaixo um exemplo, do ramo automotivo. Os picos são pouco acentuados, mas alguns horários são mais intensos do quê outros:

automotivoAbaixo outros dois exemplos que mostram os horários bem mais definidos:

programa televisivo

Distribuição temporal de menções para programa televisivo que ocorre à noite. A maioria das menções ocorre durante o programa.

A seguir outro exemplo, do ramo alimentício.

alimenticio

A marca é caracterizada por produtos mais usados durante jantares. O pico ocorre no momento de preparação das refeições, graças ao compartilhamento de receitas.

Como utilizar esta informação?
Há vários modos de usar a informação de distribuição de menções ao longo dos dias. Seguem alguns exemplos:

  • Decidir quais horários são melhores para postar: se a marca está começando a gestão nas mídias sociais, é possível monitorar em que horários as pessoas já falam sobre a marca e organizar o conteúdo de acordo com o comportamento dos usuários. Outra opção é monitorar o horário em que os concorrentes postam, para entender momentos que podem ser explorados. Assim é possível organizar a agenda da equipe de relacionamento e SAC a partir destas informações.
  • Avaliar comportamento de uso de produtos pelos usuários: alguns tipos de produtos, especialmente os de consumo caseiro, podem ser melhor compreendidos através do volume de menções e publicações sobre uso (como vídeos de maquiagem, selfies com produto etc).
  • Cruzar buzz nas mídias sociais, visitação e conversão em sites e lojas: para entender melhor o ROI das mídias sociais, o volume de menções, comentários e interações ao longo do dia pode ser comparado a métricas externas como visitas, vendas e leads em sites e lojas. Assim, o impacto dos esforços nas mídias sociais pode ser melhor compreendido e reportado.
  • Entender momentos de decisão de compra: ao se monitorar termos relacionados ao processo decisório (por ex., dúvidas entre produtos), as marcas podem compreender em que momentos do dia o consumidor costuma procurar informações entre seus amigos online.
  • Comparar uso nas mídias sociais: cada plataforma como Facebook e Twitter é usada de modo particular. Utilizar os filtros da ferramenta BrandCare para entender o comportamento em cada mídia social diferente permite planejar a comunicação também de forma segmentada.

Estudo mapeia 245 ferramentas para mídias sociais

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O estudo “Social Media Monitoring Tools and Services Report 2014” é a quinta edição do documento lançado pela da Ideya Business and Marketing Consulting.

Ao longo de suas páginas, o estudo traz informações sobre tendências de mercado, aplicações do monitoramento de mídias sociais, inovações, guia de como escolher ferramentas e uma lista exaustiva dos fornecedores, com dados e informações sobre funcionalidades, preço, recursos e contato.

Abaixo dois gráficos que mostram, respectivamente, como o monitoramento pode impactar o desempenho dos negócios e quais os principais tipos de aplicações:

como o monitoramento pode impactar desempenho dos negócios

principais aplicacoes monitoramento de midias sociais

O BrandCare, nossa ferramenta de monitoramento de mídias sociais, representou o Brasil no relatório. Em seu SlideShare, a consultora Luisa Milic publicou um excerto do documento. Confira:

Monitoramento de Mídias Sociais para o Segmento de Viagens

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O Monitoramento de Mídias Sociais permite descobrir informações sobre marcas, empresas, temas e comportamentos dos mais diversos segmentos de mercado. Cada um deles possui sua particularidade. Para mostrar os macetes e características do Segmento de Viagens, convidamos Priscila Marcenes, que coordena a equipe de Social Intelligence e Pesquisa da AD.Dialeto. Ela é graduada em publicidade e propaganda com MBA em Marketing Estratégico. Atua há 4 anos no marketing digital e é também curadora do Social Analytics Summit 2014 e palestrante sobre métricas e KPIs.

Confira e faça o download abaixo. Em breve, um webinar sobre o tema. Assine nosso feed para ficar ligado!


Como descobrir: hashtags mais usadas pelo público nas mídias sociais

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hashtag social mediaHashtags nas Mídias Sociais

As hashtags são um dos principais símbolos da comunicação online, especialmente nas mídias sociais. Palavras precedidas do símbolo # (sustenido ou jogo-da-velha para alguns) são utilizadas como marcadores para diversos fins, como agrupamento de mensagens, temas e categorias desde o tempo do IRC.

Nas mídias sociais populares da atualidade podem servir para diversos fins. No Twitter e Instagram, especialmente, são parte da experiência de uso tanto quanto os textos de 140 caracteres ou o uso de filtros bacanas. Alguns tipos principais de usos das hashtags podem ser lembrados:

  • Marcadores: a utilização de uma hashtag pode ter como objetivo marcar um assunto que está sendo falado ou feito, como #politica, #cotidiano, #partiubalada #saúde e assim por diante. Aqui o diferencial é que utilizar as hashtags como marcadores ajuda na navegação e encontrabilidade do conteúdo. No Twitter basta clicar em uma hashtag para descobrir outras pessoas falando sobre o mesmo tema.
  • Desambiguação: em outros casos, as hashtags são usadas também para desambiguação da mensagem. O uso de hashtags como #ironia, #SQN e #deusmelivre deixam a mensagem mais clara e analistas de monitoramento bastante agradecidos.
  • Ancoragem da Imagem: quando o conteúdo é uma imagem, as hashtags são usadas para “ancorar” a imagem, trazendo mais informações. No Instagram, são usadas, por exemplo, hashtags pra demonstrar afeto, localização, atividade social etc, tais como #riodejaneiro, #avenidapaulista, #amo, #adoro etc. Em boa parte das fotos, o texto é constituído apenas de hashtags.
  • Expressão de Opinião: para expressar opinião, os usuários, especialmente ativistas e militantes políticos, utilizam hashtags para fazer volume sobre algum tipo de opinião ou polêmica, como #foraFeliciano, #Aecio45, #Dilma13 etc.
  • Campanhas Publicitárias: por fim, muitas campanhas publicitárias nas mídias sociais tem como objetivo circular determinadas hashtags relacionadas a marcas ou conceitos de branding. Um uso recente e famoso foi o #jogapramim durante a Copa do Mundo

 

Como medir as hashtags mais populares no meu público?

Há duas táticas principais para descobrir hashtags nas mídias sociais: encontrar as hashtags mais frequentes em um monitoramento de marca ou tema; ou monitorar as próprias hashtags

1) Como descobrir hashtags no meu monitoramento

Ao configurar um monitoramento no BrandCare, é provável que as primeiras keywords adicionadas sejam a da sua marca ou de seu cliente, assim como dos principais concorrentes, certo? Isto já pode trazer bastante informações para as táticas de uso de hashtags.

O BrandCare mede automaticamente as hashtags mais utilizadas no monitoramento. Na Dashboard, na aba de Conteúdo & Tags, é possível ver a tabela abaixo.

hashtags

2) Como monitorar hashtags

 Também é possível monitorar as hashtags diretamente. Assim é possível analisar impacto de campanhas, entender o comportamento sobre temas e segmentos ou medir opiniões.

busca por hashtags

Ao se monitorar diretamente hashtags, todas as informações relevantes sobre elas serão coletadas, como volume, usuários e até mesmo quais hashtags são utilizadas junto a elas.

 

Como usar a informação?

Há vários modos de usar as hashtags descobertas, transformando-as em informação acionável.

  • hashtag cloudAnalisar Desempenho de Campanha ou Ação Publicitária: ao se monitorar hashtags ativadas por campanhas publicitárias, é possível identificar o volume de menções. Recomenda-se também analisar o número de menções estimuladas diretamente (como retweets dos canais oficiais) ou espontâneas (quando o usuário lembra e tuita com a hashtag).
  • Entender Comportamento: medir as hashtags e palavras que são mencionadas junto a uma hashtag ou keyword permite mapear as referências informacionais, culturais e comportamentais do público.
  • Encontrar Autoridades de Assunto: quais são usuários mais mencionados ao se pesquisar por uma hashtag? Medir os usuários que são referenciados em hashtags importantes permite encontrar autoridades que sirvam de referências para a comunicação.
  • Entrar na Conversa dos Consumidores: descobrir quais hashtags estão sendo utilizadas pelo público-alvo é um caminho para produzir conteúdo que seja relevante ao tema e entrar na conversa dos consumidores.

 

Gostou das dicas? Confira outras 49 dicas baixando o guia 50 Insights no Monitoramento de Mídias Sociais

Engajamento no Twitter disparou antes mesmo da Copa do Mundo

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O Brasil viu a intensificação forte do uso do Twitter em 2014, devido a diversos motivos. O principal deles, para muitos, foi a realização da Copa do Mundo, no qual a mídia social dos 140 caracteres provou ser a plataforma para real-time, segunda tela e conversação global.
Mas um relatório recém-lançado pela ComScore mostra que o engajamento com a plataforma estava crescendo bastante antes da Copa do Mundo. Os gráficos abaixo comparam número de tweets e engajamento com os principais perfis corporativos brasileiros no Twitter:

twitter comscore
Vale notar especialmente que o engajamento cresceu mais que a atividade. Ou seja, com atuação mais intensa, as marcas podem aproveitar ainda mais o ROI da plataforma para sua comunicação e campanhas.

Raio-X dos Profissionais de Mídias Sociais no Brasil

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A Trampos, em parceria com a Alma Beta, publicou os resultados da pesquisa “Raio-X dos Profissionais de Mídias Sociais no Brasil”, realizada neste ano com mais de 1000 profissionais brasileiros. São 64 páginas com dados sobre atividades, formação, cursos, médias salarias, referências de cases, agências e profissionais. A Social Figures marca presença com um profissional citado entre as 8 referências do mercado. Clique para conferir a pesquisa completa:

pesquisa trampos - atividades

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50 Coisas para Descobrir com o Monitoramento de Mídias Sociais

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Quem está procurando pelo meu produto ou serviço agora? Em quais mídias sociais meu público está? Quem são as pessoas que mais mencionam a marca? Quais atributos de marca estão sendo associados? É possível gerar centenas de informações e insights com o monitoramento de mídias sociais. Selecionamos 50 deles para você! Confira!

 

Twitter lança guia gratuito sobre estratégias e táticas para eleições e governo

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twitter elections and government handbookO Twitter acabou de lançar um guia oficial sobre o uso da mídia social para fins eleitorais e governamentais. Com 137 páginas, traz seções sobre: Planejamento; Construção de Base; Persuasão; Respostas Rápidas; Mobilização; Tracking; e Anúncios.

Além de dados interessantes como o gráfico abaixo, que mostra o impacto de uso de recursos especiais nos tweets, o guia também traz o passo a passo de funcionalidades avançadas, como o uso de Twitter Cards e Analytics.

Direcionado à realidade dos Estados Unidos, o guia pode ser utilizado também por brasileiros, adaptando as recomendações às particularidades e características do sistema político local. O segmento de política, como vimos em estudo da Medialogue, é um dos que gera mais engajamento no Brasil no Twitter.

retweets - formato

Dados oficiais mostram que o uso de fotos nos tweets aumenta em média 62% o número de retweets

Para baixar, basta acessar The Twitter Government and Elections Handbook. E confira post com outras 9 fontes de informação sobre política nas mídias sociais.