Content Summit – analisando o evento, backchannel e redes sociais

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No último sábado aconteceu o Content Summit, principal evento focado em conteúdo para comunicação digital no Brasil. Como habitual, estivemos presentes para conferir as novidades, tendências e debates relacionados a mídias sociais, e monitoramos as hashtags oficiais do evento no Twitter e Instagram. Confira e clique para ver de forma interativa, a rede de tweets relacionada:Rede Content Summit

 

A comparação das principais métricas de centralidade de rede é interessante para ver a dinâmica entre participação nas conversas backchannel e impacto das palestras. Na esquerda, temos o centro filtrado da rede exibindo apenas os perfis com Out-Degree, ou Grau de Saída, maior que 15: ou seja, pessoas que mencionaram outros 15 ou mais perfis. Na direita, é o centro filtrado da rede a partir dos perfis com In-Degree alto. Ou seja, os perfis que foram mencionados por 15 ou mais participantes.

CONTENT SUMMIT - OUTDEGREE E INDEGREE

Observe como a rede mudou: os mencionados são sobretudo os palestrantes, como a @dani_rodrigues, @apassarelli, @dsollero e @danielbovolento, referenciados devido às suas falas no palco.

Saiba mais sobre os eventos da Media Education em seu site e aproveite para conhecer o Twitter Summit, encontro que contará com nosso apoio para promover a mídia do querido passarinho azul. :)

Case: Monitoramento de Eleições Presidenciais – Como a Medialogue enfrentou esse desafio com a ajuda do BrandCare

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Monitorando as Eleicoes Presidenciais - Medialogue e BrandCareComo monitorar uma eleição presidencial nas mídias sociais?

A Medialogue, agência especializada na criação de campanhas sociais, comunicação digital e produção de conteúdo, possui expertise, experiência e equipe para desenvolver um trabalho dessa grandiosidade. A agência foi escolhida pela campanha de Aécio Neves para oferecer informações e análises em tempo real sobre as conversas políticas nas mídias sociais.

A campanha presidencial de 2014 foi um dos mais importantes eventos da web naquele ano, tanto em volume de tráfego como engajamento. Nosso maior desafio foi traduzir esses dados em informações e insights” – Alexandre Secco, especialista em comunicação digital, diretor da Medialogue

E como isto foi realizado? Confira e baixe o case completo, que mostra o papel do BrandCare: Monitorando as Eleições Presidenciais – Estudo de Uso do BrandCare.

Curso de Social Analytics & Listening promovido pela Ampfy e Trampos

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social analytics e listening

A trampos, em parceria com a Ampfy, acaba de lançar o curso “Social Analytics & Listening“, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de agosto, na sede da agência Ampfy, em São Paulo. O primeiro dia de curso será dedicado a métricas de mídias sociais, análise de desempenho e relatórios de performance. No segundo dia, o foco se dará no monitoramento, incluindo técnicas de classificação de menções. Por fim, o terceiro dia focará nas ferramentas, com a demonstração de ferramentas de métricas como Facebook Insights e Twitter Analytics e ferramentas de monitoramento como o BrandCare.

timeline curso - ampfy e trampos - victória rodésA professora será Victória Rodés, Business Insights Coordinator da Ampfy. Possui 8 anos de mercado com passagem pela Folha de S.Paulo, Socialyse e Ampfy, onde atualmente, coordena o time que atende os clientes Petrobras e GOL. Tem experiência com community management, métricas e monitoramento de redes sociais. Nos 3 anos de Ampfy também já atendeu os clientes Sony, SKY, L’Oréal e Sadia.

Saiba mais e inscreva-se em: http://cursos.trampos.co/

Content Summit

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palestrantes content summitNos dias 24 e 25 de julho acontecerá a edição 2015 do Content Summit, evento promovido pela Media Education, responsável também por eventos como Twitter Summit e Social Analytics Summit, entre outros.

Tomando lugar na Casper Líbero, em São Paulo, trará temas como “Dicas jurídicas para produtores de conteúdo”; “Scavenger hunt: busca de referências criativas como jogo de associações”; “Cultura da Conexão: muito além de interação, webcelebridades e redes da moda”e promete trazer muitas novidades, polêmicas e trocas produtivas para redatores, planners e todos os profissionais da cadeia criativa em torno do conteúdo.

Saiba mais no site http://mediaeducation.com.br/contentsummit/

O que o monitoramento de mídias sociais e o filme Divertida Mente tem em comum?

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divertidamenteO novo filme da Pixar, traduzido para o Brasil com o título Divertida Mente está fazendo bastante sucesso de público e crítica. Uma de suas inovações é trazer como principais personagens as emoções dentro das mentes dos personagens humanos: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo interagem na construção de atitudes, comportamentos e memórias da protagonista.

A classificação das emoções humanas básicas é algo que desafia psicólogos, sociólogos e linguistas há centenas de anos. Qual a definição, papel e importância destas emoções para as pessoas e sociedade? E como identificar estas emoções visual ou textualmente?

As emoções do filme da Pixar são muito próximas às emoções principais propostas pelo psicólogo Paul Ekman em seu livro Emotions Revealed. Ekman não só propôs uma classificação consistente das emoções, mas também como os seres humanos expressam e percebem as emoções, inclusive através de referências visuais e expressivas.

emotions - ekmanMas além das expressões faciais, as pessoas também deixam explícitas, de forma intencional ou não, as emoções em seus textos, opiniões e comentários. Há diversos sistemas que buscam entender a presença de palavras marcadoras de estados emocionais nos textos.

Quais são as emoções que as pessoas expressam quando falam de determinados tipos de marcas? Há uma frequência maior de palavras vinculadas à Surpresa ou a Medo, por exemplo? Um político gera Nojo nas opiniões do eleitorado? E como as emoções são vinculadas a tipos de usuários e personas do público de um segmento?

O exemplo abaixo é uma classificação realizada com a vinculação de cerca de mil palavras associadas às diferentes emoções.

Emoções - BrandCare

EEmoções - Radarsta classificação traz mais informação quando é cruzada com agrupamentos/clusters de usuários, tais como a metodologia de identificação qualitativa de personas. Assim como indica o título em inglês do filme, Inside Out, as emoções podem ser cruzadas com outras características dos usuários para se entender os comportamentos. No gráfico ao lado, por exemplo, 4 personas de público possuem padrões diferentes de consumo cultural, relações familiares, utilização de aplicativos e, até, emoções!

Faça um teste do BrandCare e entre em contato para entender melhor a análise de emoções.

Relatório sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos nas Mídias Sociais

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A dp6, consultoria de inteligência e performance em marketing digital, acaba de lançar o relatório “The Olympic and Paralympic Games Social Media Report“. O relatório ofereceu rigorosa análise das menções aos jogos Olímpicos e Paraolímpicos, identificando conversas relevantes, sobretudo relacionadas aos esforços de marcas nos eventos, suas crises e oportunidades. A BrandCare foi uma das ferramentas escolhidas para o monitoramento das conversas do estudo, que pode ser baixado no site da dp6:

the olympic games - dp6

Lançamos Análise de Redes para Páginas e Grupos Facebook!

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Seguindo a boa repercussão da análise de redes para Twitter e Instagram, acabamos de lançar a versão beta da análise de redes para Facebook. Monitoramento Páginas e Grupos, é possível gerar visualizações de redes e descobrir informações como: Quais usuários interagem com mais de uma marca ou grupo? Quais usuários são engajados em marcas outros usuários, amplificando a mensagem de sua marca? Quais participantes são mais engajados nas conversas? A rede é estruturada a partir de likes, comentários, co-comentários e marcações, então expande a compreensão do ambiente conversacional e/ou competitivo. Faça um teste!

Análise de Redes - Facebook

Confira outras postagens sobre análise de redes.

Cicloativismo nas mídias sociais: análise da campanha “De Bike ao Trabalho”

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Os nossos amigos da Thinking Insight, especializada em marketing de relacionamento e business intelligence, continuam sua série de investigações sobre ciclismo e comportamento. No último maio aconteceu a campanha “De Bike ao Trabalho”, promovida pela ONG Bike Anjo, com o objetivo de estimular as pessoas a usarem a bicicleta para ir ao trabalho. A Thinking Insight utilizou o BrandCare para monitorar menções e hashtags associadas à campanha no Twitter e Instagram, conseguindo identificar o que as pessoas, comerciantes, políticos e imprensa falaram sobre a campanha. Confira:

Conheça nossa nova Dashboard: sentimento, tags, concorrentes e redes em tempo real

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Como entregar informações em tempo real para diretores, clientes e outros tipos de decisores que possuem pouco tempo para consumir os relatórios? A oportunidade é utilizar dashboards para mostrar as informações de forma rápida, visual e otimizada para grandes telas! Com a nova dashboard do BrandCare, é possível fornecer mais um tipo de entrega ao cliente ou, ainda, montar salas de controle de dados. Confira e entre em contato para saber mais:

Tempo Real: veja informações em real-time

  • Evolução das Menções nas Últimas 24 horas
  • Principais Plataformas por Número de Menções
  • Principais Estados por Número de Menções
  • Termômetro de Sentimento
  • Nuvem de Palavras Geral
  • Destaques de Menções

Sentimento de Marca: exiba dados sobre sentimento e percepção de marca

  • Comparação de Sentimento Hora a Hora
  • Nuvem de Palavras Positivas
  • Nuvem de Palavras Negativas
  • Distribuição de Sentimento
  • Sentimento por Tags

Concorrência: compare sua marca com o ambiente competitivo

  • Evolução de Menções da Concorrência
  • Nuvem de Palavras por Concorrente
  • Principais Tags por Concorrente

Redes: compreenda as conexões entre as conversas sociais

  • Visualização de Redes Completa
  • Clusterização de Perfis e Hashtags
  • Principais Influenciadores e Temas
  • Perfil de Comunidades

E o melhor: funcionalidade extra sem custos adicionais. Surpreenda com maior controle e visualização de dados.

Faça um teste do BrandCare gratuito e solicite a visualização de dashboard!