Case: Monitoramento de Eleições Presidenciais – Como a Medialogue enfrentou esse desafio com a ajuda do BrandCare

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Monitorando as Eleicoes Presidenciais - Medialogue e BrandCareComo monitorar uma eleição presidencial nas mídias sociais?

A Medialogue, agência especializada na criação de campanhas sociais, comunicação digital e produção de conteúdo, possui expertise, experiência e equipe para desenvolver um trabalho dessa grandiosidade. A agência foi escolhida pela campanha de Aécio Neves para oferecer informações e análises em tempo real sobre as conversas políticas nas mídias sociais.

A campanha presidencial de 2014 foi um dos mais importantes eventos da web naquele ano, tanto em volume de tráfego como engajamento. Nosso maior desafio foi traduzir esses dados em informações e insights” – Alexandre Secco, especialista em comunicação digital, diretor da Medialogue

E como isto foi realizado? Confira e baixe o case completo, que mostra o papel do BrandCare: Monitorando as Eleições Presidenciais – Estudo de Uso do BrandCare.

Entrevistamos: Cristal Bittencourt, coordenadora do núcleo web da Yayá Comunicação Integrada

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A maior fonte de aprendizado da Social Figures são nossos clientes, parceiros e colaboradores. Possuindo o BrandCare e os insights sociais como core business, temos a oportunidade de conhecer profissionais de todos os tipos, habilidades, sotaques, línguas e interesses. Hoje temos o prazer de compartilhar mais um bom papo sobre nossa área. Entrevistamos Cristal Bittencourt, coordenadora do núcleo web da Yayá Comunicação, agência de Salvador que desenvolve projetos de comunicação sob medida para clientes há cerca de 14 anos, desde 2002. Cristal é também pós-graduada em Comunicação Estratégica pela UFBA, blogueira, professora, palestrante e contou pra gente um pouco sobre desafios e particularidades de seu trabalho:

Cristal Bittencourt - YayáVocê poderia nos contar um pouco sobre as entregas realizadas pela Yayá e como a agência vê o monitoramento de mídias sociais na interface com os outros setores?
Desde que começamos a trabalhar mais a fundo com monitoramento, ficou claro o quanto ele poderia ser útil pra tudo. Mas, se no começo era fácil pensar em monitoramento apenas como categorização de sentimento, logo logo isso se transformou apenas na ponta do iceberg, e com o tempo fomos nos familiarizando com categorias, tags, gráficos e classificações que tornariam mais fácil entender duas coisas fundamentais: o cliente e o cliente do cliente. Hoje o desafio é conseguir levar essa “nova cultura” para todos os setores da agência.

Como vocês realizam planejamento de projetos de monitoramento de mídias sociais? Quais os principais desafios?
O maior desafio é sempre entender o cliente. Não importa se é uma barraquinha de frutas ou uma plataforma de petróleo, cada cliente tem suas especificidades, detalhes que muitas vezes só ele conhece e que, quando compreendidos, podem ajudar (e muito!) o nosso trabalho. Um bom briefing é o melhor primeiro passo para um planejamento, seja ele do que for, e com monitoramento não seria diferente.

A Yayá atende clientes de segmentos bem diversos, como educação, construção civil, política e climatização. As entregas são diferentes de acordo com cada tipo de cliente?
Setores diferentes trazem necessidades diferentes, mas o porte do cliente também importa muito. Voltando ao exemplo da barraquinha de fruta, um cliente desse porte tem uma necessidade menor do que uma plataforma de petróleo, e também não dá pra ignorar a questão financeira.

Quando o cliente entende a importância do nosso trabalho, seja de monitoramento ou de gestão de mídias sociais, ele acaba investindo mais e, consequentemente, passa a precisar de um trabalho mais apurado, com relatórios semanais ou, até mesmo, diários, a depender do seu porte. Quanto maior for a sua praça, sua clientela, maior acaba sendo o nosso trabalho também.

Mas, claro, também é possível fazer um bom trabalho para clientes que ainda não podem ser dar ao luxo de manter um investimento um pouco maior em publicidade digital, trabalhando com relatórios mensais mais simples.

Há particularidades no mercado baiano de mídias sociais? Que dicas você poderia dar aos profissionais do estado?
Quem não é de São Paulo tem uma tendência a reclamar da sua região, falar o quanto ainda somos provincianos, o quanto ainda precisamos crescer – e precisamos mesmo, mas o buraco é mais embaixo.
Há um tempo atrás, nossa maior dificuldade era fazer o cliente entender a importância daquilo que a gente faz. Hoje ele já entende, mas muitas vezes acha que é um trabalho “simples”, que não vale um investimento maior.

Atendimento ao Consumidor no Twitter

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consumers are trying to engage with brandsO Twitter acaba de lançar nova versão de seu guia de serviço ao consumidor: “Customer Service on Twitter”. O documento, de 122 páginas, traz dados, informações e orientações sobre jornada de consumo, mensuração, oportunidades e desafios em atendimento ao consumidor no microblog. Ainda inclui cases de várias empresas como Spotify, Hilton, Best Buy, Nokia, T-Mobile e Comcast.

Baixe o documento no blog da plataforma: Transforming customer service on Twitter with a new playbook and new ecosystem solutions

Entretenimento lidera em taxas de engajamento

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O estudo “Digital Future in Focus” 2015, da comScore, traz dados sobre o uso de internet, mobile e mídias sociais no Brasil. Entre as descobertas, mostra que o Twitter cresceu +710% em participação da audiência (retweets e favorites) entre janeiro de 2014 e abril de 2015.

Outro dado muito relevante é a maior taxa de interação obtida por páginas do setor de Entretenimento. Confira:

engajamento - entretenimento

Monitoramento é um grande aliado da Produção de Conteúdo, aponta pesquisa

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monitoramento, planejamento e conteudoDe acordo com pesquisa lançada no Content Summit, monitoramento de mídias sociais é um dos grandes aliados dos produtores de conteúdo. A partir das respostas de 303 participantes, o estudo traz informações sobre faixas salariais, desafios da área, plataformas preferidas e suas variadas práticas. Em questão sobre quais outras áreas participam da rotina de produção de conteúdo, “Monitoramento” conquistou o segundo lugar logo depois de “Planejamento”.

pesquisa - producao de conteudo e monitoramento

Content Summit – analisando o evento, backchannel e redes sociais

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No último sábado aconteceu o Content Summit, principal evento focado em conteúdo para comunicação digital no Brasil. Como habitual, estivemos presentes para conferir as novidades, tendências e debates relacionados a mídias sociais, e monitoramos as hashtags oficiais do evento no Twitter e Instagram. Confira e clique para ver de forma interativa, a rede de tweets relacionada:Rede Content Summit

 

A comparação das principais métricas de centralidade de rede é interessante para ver a dinâmica entre participação nas conversas backchannel e impacto das palestras. Na esquerda, temos o centro filtrado da rede exibindo apenas os perfis com Out-Degree, ou Grau de Saída, maior que 15: ou seja, pessoas que mencionaram outros 15 ou mais perfis. Na direita, é o centro filtrado da rede a partir dos perfis com In-Degree alto. Ou seja, os perfis que foram mencionados por 15 ou mais participantes.

CONTENT SUMMIT - OUTDEGREE E INDEGREE

Observe como a rede mudou: os mencionados são sobretudo os palestrantes, como a @dani_rodrigues, @apassarelli, @dsollero e @danielbovolento, referenciados devido às suas falas no palco.

Saiba mais sobre os eventos da Media Education em seu site e aproveite para conhecer o Twitter Summit, encontro que contará com nosso apoio para promover a mídia do querido passarinho azul. :)

Curso de Social Analytics & Listening promovido pela Ampfy e Trampos

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social analytics e listening

A trampos, em parceria com a Ampfy, acaba de lançar o curso “Social Analytics & Listening“, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de agosto, na sede da agência Ampfy, em São Paulo. O primeiro dia de curso será dedicado a métricas de mídias sociais, análise de desempenho e relatórios de performance. No segundo dia, o foco se dará no monitoramento, incluindo técnicas de classificação de menções. Por fim, o terceiro dia focará nas ferramentas, com a demonstração de ferramentas de métricas como Facebook Insights e Twitter Analytics e ferramentas de monitoramento como o BrandCare.

timeline curso - ampfy e trampos - victória rodésA professora será Victória Rodés, Business Insights Coordinator da Ampfy. Possui 8 anos de mercado com passagem pela Folha de S.Paulo, Socialyse e Ampfy, onde atualmente, coordena o time que atende os clientes Petrobras e GOL. Tem experiência com community management, métricas e monitoramento de redes sociais. Nos 3 anos de Ampfy também já atendeu os clientes Sony, SKY, L’Oréal e Sadia.

Saiba mais e inscreva-se em: http://cursos.trampos.co/

Content Summit

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palestrantes content summitNos dias 24 e 25 de julho acontecerá a edição 2015 do Content Summit, evento promovido pela Media Education, responsável também por eventos como Twitter Summit e Social Analytics Summit, entre outros.

Tomando lugar na Casper Líbero, em São Paulo, trará temas como “Dicas jurídicas para produtores de conteúdo”; “Scavenger hunt: busca de referências criativas como jogo de associações”; “Cultura da Conexão: muito além de interação, webcelebridades e redes da moda”e promete trazer muitas novidades, polêmicas e trocas produtivas para redatores, planners e todos os profissionais da cadeia criativa em torno do conteúdo.

Saiba mais no site http://mediaeducation.com.br/contentsummit/

O que o monitoramento de mídias sociais e o filme Divertida Mente tem em comum?

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divertidamenteO novo filme da Pixar, traduzido para o Brasil com o título Divertida Mente está fazendo bastante sucesso de público e crítica. Uma de suas inovações é trazer como principais personagens as emoções dentro das mentes dos personagens humanos: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo interagem na construção de atitudes, comportamentos e memórias da protagonista.

A classificação das emoções humanas básicas é algo que desafia psicólogos, sociólogos e linguistas há centenas de anos. Qual a definição, papel e importância destas emoções para as pessoas e sociedade? E como identificar estas emoções visual ou textualmente?

As emoções do filme da Pixar são muito próximas às emoções principais propostas pelo psicólogo Paul Ekman em seu livro Emotions Revealed. Ekman não só propôs uma classificação consistente das emoções, mas também como os seres humanos expressam e percebem as emoções, inclusive através de referências visuais e expressivas.

emotions - ekmanMas além das expressões faciais, as pessoas também deixam explícitas, de forma intencional ou não, as emoções em seus textos, opiniões e comentários. Há diversos sistemas que buscam entender a presença de palavras marcadoras de estados emocionais nos textos.

Quais são as emoções que as pessoas expressam quando falam de determinados tipos de marcas? Há uma frequência maior de palavras vinculadas à Surpresa ou a Medo, por exemplo? Um político gera Nojo nas opiniões do eleitorado? E como as emoções são vinculadas a tipos de usuários e personas do público de um segmento?

O exemplo abaixo é uma classificação realizada com a vinculação de cerca de mil palavras associadas às diferentes emoções.

Emoções - BrandCare

EEmoções - Radarsta classificação traz mais informação quando é cruzada com agrupamentos/clusters de usuários, tais como a metodologia de identificação qualitativa de personas. Assim como indica o título em inglês do filme, Inside Out, as emoções podem ser cruzadas com outras características dos usuários para se entender os comportamentos. No gráfico ao lado, por exemplo, 4 personas de público possuem padrões diferentes de consumo cultural, relações familiares, utilização de aplicativos e, até, emoções!

Faça um teste do BrandCare e entre em contato para entender melhor a análise de emoções.