BrandCare ganha mercado e ajuda a formar profissionais, aponta pesquisa

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Pesquisa realizada pelo publicitário Júnior Siri, compara dados sobre os profissionais do mercado de monitoramento, métricas e social analytics desde 2011. Respondida por 219 profissionais de todo o país, a pesquisa “Profissional de métricas, monitoramento social analytics no Brasil” traz informações relevantes sobre práticas, ferramentas, salário, referências e perfil de formação.

Entre as ferramentas completas de monitoramento de mídias sociais, o BrandCare ganhou colocações e é a quinta solução mais citada, empatada com o quarto lugar:
principais ferramentas de monitoramento de mídias sociais

E, entre os sites/blogs que os profissionais usam como referência, este blog já é sexto o mais citado, logo atrás do blog do Tarcízio Silva, gerente de produto da Social Figures, que também foi o profissional mais citado. Clique para acessar o estudo completo:
blogs e sites sobre monitoramento de mídias sociais

Como foi o Social Analytics Summit?

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Nos dias 07 e 08 de novembro aconteceu o Social Analytics Summit, principal evento brasileiro da área de social analytics, monitoramento, métricas e pesquisa digital do país. A Social Figures esteve presente no evento, realizando cobertura através do Twitter e representada através de um dos curadores do evento.

Para conferir o que aconteceu, recomendamos o post no blog Midializado, do Gabriel Ishida, e o post do blog Spot. E, para entender a conversação sobre o evento, trazemos aqui duas visualizações de rede.

Em dois dias de evento, foram publicados 937 tweets e 695 retweets com o nome e hashtag oficial do evento. Ao todo 179 perfis se engajaram com o evento, que teve cerca de 350 participantes.  Entre os palestrantes, @b3ablanco, @gabrielishida, @todearaujo, @maxstabile e @primarcenes receberam maior número de conexões (calculada a partir da métrica InDegree), entre comentários da platéia e conversação durante o evento.

Sem contar os perfis da organização, @thatymoura, @annasayu, @maripublicis, @anandaporto e @orlandocnas foram os mais conversacionais (calculados a partir da métrica out-degree). É curioso observar como, no caso de eventos, os clusters são poucos, devido a conversação relativamente densa entre todos que acompanham a hashtag. Cliquem abaixo para ver de forma interativa:

rede social analytics summit

No Instagram, o mapa da rede permite identificar temáticas associadas (como #socialmedia, #SEO, #aperfeiçocamento) e adjetivos de valor, como #mindblowing e #sensacional. Clique para conferir:

Social Analytics Summit - Instagram

Com exceção das hashtags do evento e perfis dos organizadores e curadores, a nuvem de palavras da conversação sobre o evento foi a seguinte:

wordcloud - social analytics summitOs tweets que receberam mais repercussão foram os seguintes:

Como usar o monitoramento para descobrir crises e ameaças à marca

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O monitoramento de mídias sociais é um dos grandes aliados das marcas que desejam evitar crises de comunicação e marketing. Muito se fala dos potenciais negativos das mídias sociais para empresas, pois permitem que qualquer pessoa fale bem ou mal das marcas. Porém, mesmo as críticas e reclamações devem ser vistas com o valor que possuem: se um consumidor reclama ou mostra uma falha, isto é uma oportunidade para identificar e resolver os problemas rapidamente.

Na nossa ferramenta de monitoramento BrandCare, as Regras permitem realizar Alertas e ações automatizadas a partir de diversas condições e podem ser aplicadas à descoberta de crises e ameaças. As condições podem ser as seguintes, por exemplo:

  • Contendo uma Expressão: alguns tipos de palavras, como adjetivos, gírias, verbos e interjeições muito negativas podem ser indicadoras de um problema grave, (p. ex., “odeio”, “horrível”, “quebrado” etc). Aplicar Regras e Alertas automatizados permitem agir com rapidez.
  • Publicada Pelo Usuário: existem detratores de marca bem ou mal-intencionados que publicam mensagens negativas repetidamente. Ou pode ser um cliente muito exigente que deseje ser atendido muito rapidamente. Ou pode ser um jornalista influente da área, mais crítico que os demais. Com Regras baseadas nas menções de determinados usuários, é possível realizar ações e ser avisado, através de e-mail, sempre que os usuários selecionados publiquem uma mensagem com os termos monitorados.
  • Com um Número Mínimo de Seguidores: a eclosão de crises está diretamente ligadas a diversos fatores, especialmente a gravidade da situação e ao potencial de alcance de quem emitiu ou circula a mensagem. Então estabelecer regras para ser avisado sempre que um usuário com um número acima de X seguidores (digamos, 1000, 5000 ou 10000 a depender da empresa) é um cuidado adicional para identificar mensagens com potencial de impacto.

Abaixo uma tela do BrandCare, que mostra um exemplo de configuração de Alerta e Regra para que os gerentes e analistas sejam avisados sempre que uma das palavras sejam mencionadas junto à marca de alimentos:

condições - crise - brandcare

Na tela acima temos só alguns exemplos possíveis de termos indicadores de crise, que serão diferentes e inúmeros para cada segmento. Por mais que a empresa tenha todos seus processos perfeitos para evitar crises relacionados ao produto, monitorar e receber Alertas com as palavras críticas é essencial, pois mesmo acusações falsas podem acontecer.

O monitoramento de mídias sociais pode ser utilizado para descobrir uma infinidade de inf0rmações, como: “Quais mídias sociais meu público usa mais?; “Quais hashtags meu público usa?“; “Em quais horários o público mais interage?“; e muitas outras. Veja cinquenta destas oportunidades na apresentação abaixo:


 

Como analisar redes no Twitter com o BrandCare

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Duas das novas funcionalidades da seção de Labs do BrandCare envolvem a visualização de redes. Além das redes de hashtags no Instagram, é possível gerar visualizações de redes a partir do monitoramento do Twitter, para analisar as conexões entre perfis, encontrar comunidades, influenciadores, medir o fluxo da informação, impacto de determinados assuntos etc.

Ao gerar uma rede no BrandCare, a primeira visualização será algo como a tela a seguir. É possível dar zoom e começar a analisar a rede.

Redes no Twitter

A primeira análise que pode ser feita é a dos clusters, ou comunidades, de perfis. Cada grupo de usuários mais conectados entre si é agrupado num cluster e colorido de acordo. Vejam, por exemplo, o cluster resultante da participação e cobertura da Social Figures em uma conferência:

redes no twitter - brandcare - cluster

A identificação de influenciadores também é facilitada pela visualização em rede. No exemplo abaixo, vejam como o perfil da @MarciaCeschini, uma das principais curadoras de conteúdo sobre mídias sociais do Brasil, gera um impacto relevante na rede selecionada:

redes no twitter - perfil influenciador 2 - brandcare

Em outros casos, a rede permite identificar o impacto de outras mídias sociais. A presença do perfil @SlideShare abaixo demonstra o compartilhamento de conteúdo da Social Figures daquela mídia social no Twitter:

redes no twitter - perfil influenciador - brandcare

É possível filtrar os nós por diversos tipos de métricas. Se recortarmos, por exemplo, por InDegree (a quantidade de conexões recebidas), é possível encontrar os perfis que mais movimentaram a rede:

redes no twitter - in-degree - brandcareO filtro também pode estar associado a itens como Tags, Grupos de Usuários e tipo de Interação (filtrando por Retweet ou Mention). No exemplo abaixo, as conexões estabelecidas em torno da tag “whitepaper” que, no caso, mede a circulação dos documentos que a Social Figures publica para o mercado:

redes no twitter - filtro por tag - brandcareQuer aproveitar tudo o quê as redes tem a oferecer? Faça um trial do BrandCare agora mesmo e gere redes como estas em poucos cliques.

Visualize redes de hashtags no Instagram com o BrandCare

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Acabamos de lançar mais uma funcionalidade no BrandCare: visualização de redes de hashtags no Instagram! Esta funcionalidade vem se juntar a outras na seção de Labs da ferramenta, como a visualização de redes no Twitter.

Na tela abaixo é possível ver uma rede de hashtags em torno das buscas por fotos com #bicicleta e #bicicletas no Instagram:

Instagram Network

A visualização pode ser gerada automaticamente no BrandCare. Basta cadastrar uma ou mais hashtags na busca, esperar alguns minutos ou horas pela coleta (a depender do volume) e pronto: em dois cliques é possível gerar uma visualização, explorar os dados e compartilhar a rede e descobertas.

Comunidades, volume de fotos, ligações entre as hashtags, perfis e as próprias fotos podem ser visualizadas na funcionalidade. Abaixo um exemplo de comunidade temática encontrada na rede: são hashtags de fotos que enquadram a bicicleta enquanto ferramenta para fitness.

bicicleta - comunidade fitness - brandcare

Com o filtro de Frequency é possível ver as hashtags mais usadas. Na tela abaixo, entre as hashtags usadas mais que 25 vezes neste monitoramento temos a #bikeporn. Observem nas fotos ao lado como é possível entender o uso da hashtag: são pessoas orgulhosas de suas bicicletas e de seu uso, em fotos de “close up”. A referência ao “porn” na hashtag denota este enquadramento e o prazer relacionado ao corpo/forma da bicicleta:
bikeporn instagram

A visualização de redes permite gerar diversos insights como este. E o melhor de tudo: automatizamos todo o processo para você. Depois de configurar um monitoramento de Instagram no BrandCare, basta ir na seção de redes do Labs, escolher o filtro e clicar em gerar arquivo. Além do arquivo GraphML, o BrandCare irá gerar uma visualização interativa da rede que pode ser visualizada no botão abaixo:

brandcare - gerar visualizacao de rede instagram

Quer gerar as suas próprias redes? Faça um trial do BrandCare, basta clicar ali na sidebar para começar a aproveitar o potencial das redes!

Mídias Sociais, Conteúdo e Campanhas Políticas Regionais

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Durante as eleições de 2014, tivemos o prazer de conhecer profissionais realizando campanhas eleitorais de diversos níveis, ajudando equipes políticas a entenderem melhor os anseios e necessidades dos eleitores. Recebemos um relato de Yuri Amaral, publicitário que gerenciou a campanha em mídias sociais para um candidato à deputado federal no Paraná. Segue a sua colaboração abaixo:

paranáTrabalho há algum tempo com comunicação, mas só este ano tive a oportunidade de participar de uma campanha política. Um vereador local me convidou para trabalhar em sua campanha para deputado federal. Aceitei a oferta, principalmente por acreditar em seu trabalho e candidatura. Minha missão era coordenar um time para desenvolver conteúdo para seus canais – oficiais – e orientar o conteúdo produzido por ele – pessoais, além de monitorar adversários e o cenário político regional e paranense.

Uma curiosidade: buscamos trabalhar com termos como eleitorado ao invés de usuário, e adversário, ao invés de concorrência. Mudança sutil, porém necessária para enaltecer o objetivo pelo qual trabalhávamos ali.

O time era composto por dois redatores (um deles jornalista), um diretor de arte, um analista e um relacionamento. Felizmente, a campanha nas mídias sociais foi tranquila e teve resultados bastantes positivos, sem crises ou manifestações negativas por parte de usuários/eleitores.

Desde seu primeiro mandato como vereador, o candidato foi pioneiro na cidade em disponibilizar online, em seu blog pessoal, projetos dos quais participava, matérias sobre os debates na Câmara, opinião sobre a cidade, etc. Ele já era um produtor ativo de conteúdo, com público consolidado, o que representou total diferença em nosso percurso. Assim, nosso maior desafio era manter um ritmo de 3 a 5 postagens diárias divididas entre postagens referentes ao seu programa político, enviadas pela equipe do candidato (outras frentes da campanha), sobre o cenário (regional e estadual), das visitas nos bairros e outras cidades e sobre seu histórico político.

social network sites brandcareA estratégia se baseava em usar cada um dos canais de uma maneira que não se repetisse conteúdo neles. Dessa forma, definimos:

  • Instagram: apenas fotos das visitas, comícios, eventos, cafés, vida pessoal. Nada de artes ou conteúdo planejado ou de postagens muito frequentes. A voz deveria ser em primeira pessoa, pois era ele mesmo postando. Replicamos alguns posts no facebook e no twitter e convidávamos, vez ou outra, os usuários dos outros canais a acompanharem o a rotina do candidato por lá.
  • Twitter: infelizmente, seu perfil não possuia uma quantidade expressiva de seguidores e engajamento, e o canal tornou-se replicador dos conteúdos de outros canais.
  • Facebook: foi o principal canal utilizado, variando de 3 a 5 postagens diárias durante a semana. Aqui, a linguagem utilizada foi na terceira pessoa e, em alguns casos bastantes particulares, falava-se na primeira pessoa, geralmente quando o texto era enviado pelo próprio candidato.
  • Blog: alimentado diariamente pela equipe da campanha e pela sua própria equipe. Os textos eram replicados no twitter e no facebook.
  • Página pessoal: o candidato foi orientado em como se pronunciar em seus perfis, quais conteúdos compartilhar e como interagir com o eleitorado.

Já em relação ao relacionamento com o público, respondíamos a todos os comentários como #Equipe, porém o candidato gostava de responder algumas pessoas pessoalmente, principalmente quando era necessário debate ideológico. Nas primeiras semanas, o volume era relativamente baixo, variando de 1 a 30 comentários, conforme o teor da postagem, porém no final a quantidade se tornou bastante expressiva, ultrapassando os 80 comentários. Vale mencionar que todos eram positivos, declarando apoio ao candidato, mencionando outras pessoas para conhece-lo e, também, eleitores em dúvida, questionando-o sobre determinados assuntos, como legalização da maconha, aborto e redução da maioridade penal.

No início, nos focamos no histórico do candidato, em tudo que produziu e participou durante sua vida política. Já, no último mês, o posicionamento se tornou mais agressivo, com temas mais urgentes e vídeos semanais, de 15 segundos cada (gravados no celular, direto dos lugares que demandam políticas públicas e ações imediatas). Os vídeos tiveram engajamento muito mais significativo do que qualquer outro conteúdo postado, chegando a ultrapassar 20k visualizações no dia e os 100 compartilhamentos.

De todos os canais, a página no facebook foi a que apresentou maior alcance, engajamento e crescimento. No início de junho, a página possuía pouco mais de 3k, ao final da campanha, se aproximava dos 4k. Notou-se também o aumento na participação dos fãs da página, o que compensou o crescimento relativamente baixo. O alcance de usuários únicos também cresceu, de 10k no início de junho para quase 40k na reta final. Além disso, ele foi o único candidato local com participação ativa nas mídias sociais (e o único que o faz há anos).

Infelizmente, o candidato não foi eleito, porém conquistou visibilidade regional, aumentou seu eleitorado na cidade e já se prepara para as eleições de 2016.

Relato compartilhado por Yuri Amaral, que utilizou o BrandCare em sua experiência campanha. Formado em Publicidade e Propaganda, ainda na época da faculdade empreendeu diversos projetos. Abriu a primeira loja de quadrinhos de Foz em 2006 e, em 2011, juntamente com um amigo, coordenou uma pequena escola de artes. Se mudou para São Paulo onde, nos últimos dois anos, atuou como diretor de arte de mídias sociais. Atualmente, leciona no curso de Comunicação Social da UDC, em Foz do Iguaçu, PR.

Infográfico: As Transformações Digitais de 2014

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O Brian Solis, reconhecido especialista digital do Altimeter Group, lançou um infográfico com as principais descobertas do relatório The 2014 State of Digital Transformation. Baseado em questionários com estrategistas digitais, traz alguns dados muito interessantes como:

  • 88% das empresas dizem estar fazendo transformações digitais, mas apenas 25% tem mapeado a jornada do consumidor
  • O principal executivo que tem gerado as transformações é o Chief Marketing Officer
  • Mudar a cultura da empresa é o grande desafio apontado como Muito Importante por 63% dos respondentes

Confira mais dados no infográficos abaixo:

2014 digital transformation

Redes e Marketing: da audiência à comunidade

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Marc Smith, um dos criadores do NodeXL, publicou um interessante post sobre três fases do “uso de mídias sociais para marketing” a partir da perspectiva de rede. Através dos esquemas simples abaixo é possível entender o que o Marc Smith chama de três fases do sucesso, mas que não estão necessariamente ligadas ao tempo ou efetividade da comunicação nas mídias sociais. Podem ser resultados da presença da marca em outros meios ou no contexto do consumidor.

Na fase 01, que Smith associada à fase de criação de audiência, a rede tem basicamente a estrutura de ego, com os perfis de seguidores conversando ou direcionando citações à marca, que está central:

rede - criação de audiência

Na fase 02, “a audiência consegue uma audiência” sobre os temas relacionados à marca. É bem característica também de ações com influenciadores patrocinados, quando o impacto é pontual e não gera conversação fixa além da campanha.
audiência ganha audiência

Na fase 03, que é alcançada por poucas marcas, a rede em torno das audiências tornam-se comunidade: as pessoas conversam, discutem e interagem em torno de menções às marcas e produtos.
audiência se torna comunidadeLeia mais sobre rede e descubra como analisar suas próprias marcas no whitepaper Análise de Redes em Mídias Sociais: grafos, visualizações, métricas e comunidades.

Como descobrir: em quais mídias sociais meu público está?

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onde o publico esta

Twitter, Blogs, Facebook, Instagram… compreender onde o público de uma marca está não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Apesar dos dados sobre o volume de visitas e tempo de uso em cada mídia social serem abundantes (veja relatório que indicamos), cada segmento, marca e público tem seus próprios comportamentos. Então, é necessário entender como as pessoas que realmente fazem sentido para sua marca ou campanha se comportam.

menções por midias sociais

Como fazer?

A coleta desta informação é uma das mais simples em qualquer monitoramento. Ao se cadastrar uma ou mais palavras-chave nas buscas, assim que as menções chegarem ao BrandCare (apenas alguns minutinhos), a dashboard exibirá os dados na página inicial. Mas, usando um pouco de engenhosidade, dá pra gerar dados mais amplos, além de sua marca:

  • Cadastrar buscas não só de sua marca, mas de concorrentes também: assim as possíveis diferenças podem indicar variados perfis de público ou, ainda, permitir entender as estratégias e táticas da competição;
  • Cadastrar palavras-chave e termos genéricos do segmento (como “beber refrigerante”, “procurando hotel”, “#partiubar”, “política para educação”), para identificar onde as temáticas relacionadas a uma empresa, marca ou político estão sendo debatidas.

Como utilizar?

As aplicações são das mais variadas, como:

  • Planejar a atuação e volume de conteúdo nas diferentes mídias sociais, direcionando volumes de esforços e conteúdo para cada mídia social de acordo com seu potencial e oportunidades;
  • Avaliar, junto aos dados de horário nas mídias sociais, o ciclo de comportamento entre pesquisa, compra, avaliação e engajamento dos consumidores;
  • Perceber emergência ou declínio de diferentes plataformas para seu público.

Mais Insights!

Leia sobre este e outros 49 insights possíveis de serem extraídos de um monitoramento de mídias sociais: