O monitoramento de mídias sociais é um dos grandes aliados dos governos que desejam evitar crises de comunicação e de opnião pública. Muito se fala dos potenciais das redes sociais, pois permitem que qualquer pessoa fale bem ou mal sobre qualquer assunto relacionado à comunidade em que vive, porém, mesmo as críticas e reclamações devem ser vistas com o valor que possuem: se alguém reclama ou mostra uma falha, isto é uma oportunidade para identificar e resolver os problemas rapidamente, antes que se tornem uma enorme crise.

O BrandCare

Com sua nova interface, o BrandCare alia simplicidade à abrangência, customizando funções para cada uma das suas necessidades. Além de manter todos os recursos da primeira versão, aliamos ao BrandCare um poderoso algoritmo de geolocalização e recursos avançados para Social Network Analysis, permitindo a visualização de grafos na própria ferramenta. Em 2014, o BrandCare foi eleito pela segunda vez entre as 15 melhores ferramentas de monitoramento do mundo (pesquisa realizada pela consultoria Goldbach Interactive).

No ambiente político, além do monitoramento de cidades e estados, o BrandCare foi a principal ferramenta utilizada pela equipe do Senador Aécio Neves durante todo seu período de campanha presidencial.

Nossos Serviços

Se você ainda não faz esse monitoramento e análise, nós fazemos por você. Neste modelo, iremos utilizar o BrandCare por você e entregar a melhor análise de monitoramento de redes sociais, para que você fique totalmente seguro sobre o bom andamento dos assuntos do seu interesse. Nosso trabalho possui três periodicidades de entrega: diária, semanal e mensal, além da disponibilização de uma dashboard de acompanhamento e emails de alerta para temas sensíveis. Estas entregas possuem como objetivo três pontos principais:

  • Análise da percepção do público impactado, levando em conta os objetivos de comunicação do período;
  • Análise de pontos fortes/fracos dos atributos e mensagens associadas;
  • Análise de Rede das conversas, buscando compreender seu impacto nos ramos civis, políticos e de imprensa.

O objetivo é perceber a opinião pública expressa online em tempo real, as características dos diferentes públicos e interlocutores nas mídias sociais. As tendências das conversações são analisadas à luz da estratégia e táticas da cidade/estado, trazendo informações sobre adequação e aderência ao público. Os estudos permitirão também identificar temáticas decorrentes de boatos, eventos externos e acontecimentos de ordem pública.

Aspectos gerais

São desenvolvidos relatórios e dashboards baseados na coleta de menções em mídias sociais à determinados termos, como nome do estado/cidade, governador/prefeito e outras figuras públicas. As plataformas pesquisadas abrangem Twitter, Facebook, Google+, Blogs, Instagram, Blogspot, WordPress, Blogs Genéricos, Feeds RSS, Imprensa e Portais de Conteúdo, YouTube, Flickr, Fóruns e LinkedIn.

As menções coletadas são armazenadas em base de dados próprias e processadas para permitir inúmeras quantificações e visualizações. Além da coleta e quantificação realizadas, a plataforma de monitoramento permite a análise e codificação humana das mensagens, expandindo e contextualizando as informações de acordo com as demandas da equipe de comunicação. As informações descobertas nas mídias sociais emergem de cinco tipos básicos de análise: Análises Quantitativas; Análise de Sentimento; Análise de Temas e Assuntos; Análise de Usuários; Análise de Redes e Clusters.

  • Análises Quantitativas – permitem quantificar diversos tipos de dados relacionados às menções coletadas, como volume total, volume por mídia social, distribuição por horário, por dia, URLs mais frequentes, palavras e hashtags mais frequentes, número de usuários e outras informações.
  • Análise de Sentimento – realizada de forma manual, divide as menções em 3 tipos de sentimento: Positivo, Negativo e Neutro. O objetivo deste tipo de análise é servir de termômetro sobre favorabilidade do público e imprensa de modo geral, além de ser cruzado com outras variáveis como temas e assuntos.
  • Análise de Temas e Assuntos – consiste na identificação de temas relacionados a assuntos centrais para uma imagem, ou assuntos variáveis.
  • Análise de Usuários – permite registrar e armazenar as menções realizadas por perfis, canais e sites em referência à sua região. Cada usuário com um número relevante de menções é então classificado em diversos grupos, como Imprensa, servidor público, parlamentar, militante, cidadão, perfis falsos, etc.
  • Análise de Redes e Clusters – A visualização das menções em estrutura de rede permite expandir as informações para entender as dinâmicas de conversação, influenciadores, ativadores, clusters, agrupamentos de usuários que se conectam.

Nossas Entregas

Além do relatório analítico mensal, iremos nos aproveitar da velocidade da coleta das mensagens em entregas semanais e um dashboard de acompanhamento.

Dashboard de Acompanhamento – permite que a organização tenha acesso em tempo real à algumas das principais métricas e avaliações. É composta de 4 abas de informação coletadas e analisadas automaticamente por meio de regras na própria ferramenta:

  • Tempo Real: traz gráficos de menções por hora; sentimento; nuvem de palavras; menções por plataforma; menções por estados; e menções em destaque.
  • Sentimento: traz informações mais qualitativas, como sentimento por hora; nuvem de palavras positivas; nuvem de palavras negativas; distribuição de sentimento; temas mais positivos; temas mais negativos.
  • Concorrência: traz gráficos de volume de menções; principais tags; e nuvens de palavras de até 3 concorrentes ou referências, com fins comparativos.
  • Redes: permite exibir visualizações de redes e clusters previamente analisados pela equipe.

Alertas – Serão enviados alertas quando há ocorrências de fatos com grande repercussão que envolvam o cliente.

Relatório Diário – Um boletim com o resumo dos principais temas coletados e analisados nas últimas 24 horas.

Relatórios Semanais – O relatório semanal se baseará em dois grupos de análise: Análise quantitativa; e análise de redes, visando entrega veloz e informações acionáveis.

Relatório Mensal – O relatório mensal trará aprofundamento analítico das menções e dinâmicas das conversas, a partir da junção dos cinco tipos de análise: análises quantitativas, análise de sentimento, análise de temas & assuntos, análise de usuários e análise de redes & clusters.

Caso queira saber mais sobre o BrandCare ou nossos serviços de monitoramento, por favor fique a vontade para entrar em contato e teremos o maior prazer em esclarecer todas suas dúvidas.