Redes e Marketing: da audiência à comunidade

  • by

Marc Smith, um dos criadores do NodeXL, publicou um interessante post sobre três fases do “uso de mídias sociais para marketing” a partir da perspectiva de rede. Através dos esquemas simples abaixo é possível entender o que o Marc Smith chama de três fases do sucesso, mas que não estão necessariamente ligadas ao tempo ou efetividade da comunicação nas mídias sociais. Podem ser resultados da presença da marca em outros meios ou no contexto do consumidor.

Na fase 01, que Smith associada à fase de criação de audiência, a rede tem basicamente a estrutura de ego, com os perfis de seguidores conversando ou direcionando citações à marca, que está central:

audiencia

 

Na fase 02, “a audiência consegue uma audiência” sobre os temas relacionados à marca. É bem característica também de ações com influenciadores patrocinados, quando o impacto é pontual e não gera conversação fixa além da campanha.

audiencia 2

 

Na fase 03, que é alcançada por poucas marcas, a rede em torno das audiências tornam-se comunidade: as pessoas conversam, discutem e interagem em torno de menções às marcas e produtos.

audiencia 3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *