Os concursos patrocinados do Instagram realmente funcionam? Estudo

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Você quer mais seguidores no Instagram? Quer saber se um concurso de sorteio patrocinado do Instagram vai funcionar para você?

Neste artigo, você encontrará insights importantes de um estudo de caso para ajudá-lo a entender os prós e contras de brindes patrocinados no Instagram.

Quais são os concursos de sorteio do Instagram patrocinados?

Se você estiver interessado em realizar um sorteio no Instagram para atrair novos seguidores, você pode hospedá-lo em sua própria conta ou através da conta de um influenciador. Esta última opção é referida como um sorteio patrocinado e está ganhando popularidade.

Com um sorteio patrocinado, um patrocinador ou grupo de patrocinadores financia o prêmio do concurso e um influenciador promove o concurso aos seus seguidores. Para entrar, os concorrentes devem seguir todas as contas dos patrocinadores no Instagram para que todas essas contas vejam um aumento significativo de seguidores.

Mas as principais perguntas são: “Eles serão o tipo certo de seguidores?” e “Eles vão ficar por aqui depois que o concurso terminar?”

Para descobrir, monitorei seis brindes lançados por duas contas influentes (Curated Businesses e Lux Life Now). Observei as contas dos patrocinadores do sorteio (que incluíam um cliente) ao longo de 1 ano (2019-2020). Acompanhei o número de seguidores e a taxa de engajamento no início e no final do sorteio, bem como 2 semanas e 4 semanas após o término do sorteio.

As taxas de patrocínio para brindes organizados pela Curated Businesses variam de US$ 3.000 a US$ 10.000. Eles oferecem o potencial de aumentar uma conta do Instagram em uma média de 45.000 novos seguidores e alcançar um vasto público de clientes potenciais por um preço estimado de US $ 0,06-US $ 0,09 por pessoa. Nem anúncios de mecanismos de busca nem anúncios de mídia social podem competir nesta faixa de preço.

Principais descobertas sobre a eficácia dos concursos de sorteio patrocinados do Instagram

Vamos ver os concursos de brindes patrocinados pelo Instagram do ponto de vista do marketing e quais oportunidades eles podem oferecer. Analisaremos também os achados do estudo de caso mencionado acima.

sorteios patrocinados resultados

Você vai atrair seu público-alvo?

Os brindes patrocinados pelo Instagram atrairão novos seguidores para sua conta, mas nem todos se interessarão por seus produtos ou serviços. Em vez disso, muitos desses seguidores serão atraídos pela perspectiva de ganhar um prêmio. É improvável que esses seguidores sejam seu público-alvo.

Se você é uma empresa local, selecionar um anfitrião de doação de sua cidade ou estado não permitirá que você reduza seu alcance para pessoas que estão morando perto do seu local de negócios. Uma parte significativa do público que você ganha com um sorteio pode ser “caçadores de recompensas” profissionais — usuários de mídia social que constantemente buscam oportunidades de doação e migram de uma conta de patrocinador para outra na esperança de ganhar.

É seguro dizer que o público do sorteio provavelmente não trará um aumento significativo nas vendas.

Seus novos seguidores ficarão por aqui?

Uma das principais perguntas sobre um sorteio patrocinado pelo Instagram é se seus seguidores recém-alcançados ficarão com você após o sorteio. A chance de ganhar um prêmio atrairá um público que não está genuinamente interessado em seu conteúdo, então a maioria dos seus novos seguidores provavelmente cancelará a inscrição no dia em que os resultados do sorteio forem anunciados.

No estudo de caso, observei 52 contas comerciais do Instagram pertencentes a médicos, cirurgiões e injetores para criar uma amostra de estudo de conteúdo semelhante. Em média, 61% dos participantes do sorteio não guilicaram as contas dos patrocinadores dentro de 2 semanas após o anúncio do resultado do sorteio. Estimo uma probabilidade de 71% de que mais de 50% dos novos seguidores uma conta ganhe durante um sorteio irá abandoná-la dentro de 2 semanas.

Usando esta taxa de unfollow pós-doação, ajustei o preço anterior por seguidor ($0,06-$0,09 por pessoa) para um preço médio de $0,16-$0,23 por seguidor.

Isso afeta o alcance orgânico?

Para entender o que pode dar errado com sua conta após uma oferta patrocinada pelo Instagram, você tem que entender como funciona o algoritmo do Instagram.

O algoritmo analisa as preferências e atividades de um usuário para mostrar apenas conteúdo potencialmente interessante e envolvente (que eles provavelmente gostarão, compartilharão e comentarão). Para isso, ele rastreia o relacionamento anterior do usuário com uma determinada conta, bem como como os seguidores geralmente interagem com essa conta. Se o usuário se envolver com frequência com a conta, ele será classificado mais alto no feed. No entanto, se a conta tiver seguidores inativos ou estiver experimentando picos de unfollow significativos, o algoritmo interpretará isso como um sinal de conteúdo de má qualidade e o classificará mais baixo no feed.

Como os brindes patrocinados pelo Instagram atraem pessoas que podem não ser seu público-alvo e muitas vezes não estão genuinamente interessadas em seu conteúdo e ofertas, seus novos seguidores só podem interagir com seus posts durante o sorteio, pensando que pode aumentar suas chances de ganhar o prêmio. Uma vez que o sorteio termine, no entanto, eles ou desseguim sua conta ou se transformarão nos chamados “seguidores fantasmas” que não se envolvem com seu conteúdo e eventualmente param de vê-lo em seu feed.

alcance orgânico instagram

O algoritmo do Instagram interpretará esse comportamento como um declínio na qualidade do seu conteúdo e começará a reduzir o alcance orgânico da sua conta mostrando seu conteúdo para menos de seus seguidores.

A imagem abaixo mapeia a taxa de engajamento das contas no estudo de caso, começando antes do sorteio e 2 semanas após o término. Ele revela que o sorteio permitiu que as contas aumentassem suas métricas de vaidade (como a contagem de seguidores), mas como consequência, seu alcance orgânico caiu e reduziu significativamente a probabilidade de sucesso a longo prazo.

A métrica de visualização de vídeo do Instagram (que representa uma visualização de vídeo de pelo menos 3 segundos) é a estimativa mais próxima do alcance da conta que posso observar sem acessar insights de contas privilegiadas. Para esta análise, assumi as visualizações de vídeo como medida de alcance da conta e comparei o alcance médio das contas participantes de brindes com a média do setor.

Como você pode ver abaixo, apenas 4 das 33 contas observadas mediram até o alcance orgânico médio da indústria.

Conclusão

Ao escolher um host para um sorteio patrocinado pelo Instagram, certifique-se de que o influenciador tenha seguidores ativos e engajados que estejam em seu público-alvo. Verifique a idade, localização e sexo do público para ter certeza. Poderá ainda ajudar o algoritmo a enviar mais potenciais seguidores para as suas contas comprando curtidas para o Instagram verdadeiras.

Se sua conta ainda for pequena, não ultrapasse e danifique o crescimento da sua conta participando de brindes com celebridades e influenciadores de alto perfil. Em vez disso, comece com brindes hospedados por pequenos e médios influenciadores, mantenha o engajamento estável e alcance durante e depois desses brindes e, em seguida, passe para influenciadores maiores.

O que você acha? Você está surpreso com os resultados deste estudo de caso? Já pensou em realizar um sorteio patrocinado pelo Instagram para o seu negócio? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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