Conhecer pessoas on-line tornou-se um hábito particularmente popular. Mas as contas falsas em redes sociais de encontros estão sempre à espreita. Uma realidade desagradável com a qual, há alguns anos, tanto jovens como idosos vêm lidando. É por isso que é importante se endereçar e registrar somente em sites respeitados e confiáveis na Internet, tais como encontros-casuais.com , uma comunidade de encontros casuais que está ativa há mais de 10 anos e está entre as mais populares do Brasil. Uma mulher no PC consultando um site de encontros

Como reconhecer um perfil falso em sites de encontros?

Parece banal, mas a primeira pista tola para atrair a atenção é a presença de uma fotografia “bonita demais para ser verdade” no perfil. Não é que homens e mulheres atraentes não frequentem tais sites, mas uma foto de capa de revista, talvez ligeiramente retocada, poderia ser falsa.

As razões pelas quais uma pessoa pode criar um perfil falso podem ser inúmeras: desde aqueles que não têm um bom relacionamento com sua aparência, até aqueles que querem se fazer passar por outra pessoa para descobrir algo sobre alguém. Depois há a categoria dos namorados ciumentos que tentam com esta técnica testar o parceiro ou, em casos não muito raros, a categoria dos mal-intencionados. Estas últimas são as armadilhas mais perigosas porque, escondidos atrás de um perfil falso, tentam te encontrar pessoalmente para aplicar os mais variados tipos de golpe.

Identidades falsas: algumas regras básicas para evitar ser enganado

Algumas pessoas criam identidades falsas em série, são particularmente astuciosas, por isso, identificá-las pode ser difícil. A técnica mais trivial, mas às vezes ainda mais eficaz, é falar muito e perguntar à pessoa com quem você está falando o máximo de perguntas possíveis para que ela perca o fio da conversa e exponha uma possível mentira ou inconsistência.

Uma segunda técnica poderia ser tornar-se cada vez mais familiar até obter o número de telefone celular. Uma foto WhatsApp semelhante a uma foto de mídia social poderia ser uma pista para a autenticidade. Em geral, é necessário procurar por pontos em comum para encontrar pistas que excluam completamente a possibilidade de que a pessoa com quem você está falando não seja a pessoa que você afirma ser.

Mas o que é, em termos concretos, um perfil falso?

Um perfil falso, em essência, é uma conta falsa, forjada, produzida em massa por um software dedicado ou criada à mão. Neste último caso, um falso usuário pode corresponder a um usuário real e, portanto, realizar ações precisas muitas vezes com objetivos claros, desde difamação até perseguição, insulto e dnigração genérica.

Depois há os chamados trolls que, especialmente nos fóruns, promovem e conduzem as discussões em uma determinada direção. As consequências dependem, acima de tudo, das intenções do perfil falso. Se é uma pessoa que quer recrutar vítimas para um possível crime, os efeitos podem ser devastadores.

Em seguida, há aqueles que usam sites de encontros para coletar o máximo de dados possíveis e para realizar golpes e, finalmente, os chamados sacanas que se fazem passar por outras pessoas apenas para se divertirem. Em resumo, ao navegar na rede, mantenha os olhos sempre abertos. Perfis falsos em sites de encontros são de fato mais frequentes do que podemos imaginar, e as consequências também podem ser muito sérias.