A tecnologia nos últimos tempos deu diversos passos gigantescos, dando-nos produtos que mudaram totalmente nossas vidas: um deles é a Internet. O mundo da web atraiu imediatamente a atenção dos mais jovens, fascinados por este novo meio capaz de unir pessoas mesmo muito distantes. Inevitavelmente, se nasce um novo meio, há outros que sofrem uma retração, como no caso da TV. O meio televisivo no Brasil, desde seu nascimento, tem desempenhado um papel importante na educação cultural das pessoas, transmitindo não apenas programas de entretenimento, mas também programas educacionais. Com o passar dos anos, com o advento da televisão comercial, esta tendência mudou, com a transmissão de programas vulgares que são cada vez mais inadequados aos gostos da população. Esta é uma das causas do declínio da TV , do qual a Internet tem se beneficiado. TV e novas tecnologias

A Internet é a nova televisão

Sem contornar muito, a Internet é a nova TV. Aqueles nascidos nos anos 2000 e seguintes não estão minimamente inclinados a seguir programas de TV, sentar-se no sofá e usar o controle remoto. Muitos jovens preferem passar seu tempo na web, percorrendo as páginas iniciais das principais plataformas de compartilhamento. São precisamente as redes sociais que têm sido a atração principal nos últimos anos: as pessoas estão mais interessadas em compartilhar seus momentos de alegria e tédio, em acompanhar o que seus amigos ou celebridades estão fazendo nas redes sociais e em se informar sobre temas de interesse através do conteúdo divulgado pelos influenciadores digitais.

Seja qual for o motivo, é claro que hoje em dia as pessoas assistem cada vez menos televisão e mais Internet, embora haja alguns casos em que o meio de televisão passou para o lado on-line, trazendo uma revolução no meio, mas não em seu propósito. Atualmente, cada vez mais pessoas, em vez de assistir a um programa de TV ao vivo, usam aplicativos como o GloboPlay para assistir a seu programa favorito na hora do dia que melhor se adapta à sua rotina diária.

Reina o streaming

Com o advento da Internet e dos dispositivos móveis, uma nova maneira de desfrutar do conteúdo veio à tona, ou seja, o streaming. Caso ninguém saiba, o streaming é um sistema de transmissão de sinais de áudio e vídeo via Internet, que permite ouvir e visualizar os sinais de um servidor à medida que são recebidos, sem ter que esperar por um download completo e sem salvá-los primeiro em seu computador. Em poucas palavras, é uma ferramenta para ver televisão e produtos cinematográficos.

Há tantas plataformas hoje em dia que permitem que as pessoas tenham um vasto catálogo de filmes na ponta de seus dedos. Basta pensar no Netflix, o gigante da indústria. A plataforma de serviços de streaming tem conseguido ao longo dos anos conquistar a fidelidade de milhões de pessoas, a ponto de ser preferida em relação à TV e ao cinema. Poder assistir confortavelmente um filme ou série de TV de casa (fazendo uma assinatura) sem interrupções comerciais, pará-lo ou continuá-lo no dia seguinte é certamente uma vantagem em relação à TV de hoje. A conveniência é um dos fatores que tem influenciado este boom e do qual ninguém está disposto a abrir mão hoje.

Esta é uma das razões pelas quais a televisão perdeu seu poder: a velocidade de visualização, poder decidir quando e onde assistir a algo (na cama em seu smartphone ou no carro durante uma viagem). Além disso, as pessoas não precisam estar subordinadas à televisão para assistir ao conteúdo: por exemplo, se você tem apenas uma televisão em casa, é difícil concordar sobre o que assistir. Portanto, com a Internet e os vários dispositivos (PCs, tablets e smartphones), é mais fácil acessar certos produtos sem ter que lutar pelo controle remoto.

A televisão tenta se alinhar

É claro que a televisão não tem ficado parada: muitas emissoras estão apostando no patrocínio de suas próprias plataformas de transmissão. Globo, Band e SBT lançaram seus serviços online para permitir aos usuários desfrutar de seus programas quando quiserem ou simplesmente assistir a transmissões ao vivo. É um sistema que tem funcionado até certo ponto, mas que hoje em dia não consegue acompanhar os gigantes da comunicação.

Conclusões

A Internet mudou totalmente a forma como entendemos todas as nossas atividades, incluindo a fruição da televisão. Atualmente, a TV é uma prerrogativa da geração mais antiga, que ainda está ligada à tradição, enquanto a nova geração quer conveniência e rapidez no uso de conteúdo e informações. Para a pergunta “a televisão perdeu seu poder?” a resposta é sim, mas também deve ser dito que ela está se adaptando lentamente às novas linguagens de comunicação, embora isso ainda demore algum tempo. Como em toda revolução de comunicação, quando um novo meio é introduzido, o antigo não morre, mas coexiste mudando e se adaptando às últimas tecnologias.