Vamos entender por que hoje em dia o marketing digital não pode ser ignorado em qualquer tipo de negócio. Se temos um negócio que queremos promover, não podemos passar sem uma boa estratégia de marketing. Isto nos permitirá posicionar-nos no mercado, tornar nossa marca conhecida, contatar novos clientes e fazer todo o possível para aumentar as vendas, maximizando os lucros.
Além da publicidade tradicional, que pode ser realizada através de panfletos ou através da divulgação no jornal local, o marketing digital está se tornando cada vez mais importante.
As pessoas usam cada vez mais dispositivos eletrônicos para se manterem conectadas ao mundo ao seu redor, e seria um grande erro permanecer fora desses canais. Estar presente no mundo digital também quebra barreiras físicas e de tempo, tornando possível para um cliente potencial fazer uma compra de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.
Neste artigo, discutiremos as estratégias de marketing mais eficazes para o crescimento de seus negócios. Cada estratégia tem sua função específica e contribui para alcançar um objetivo específico. Uma estratégia não exclui a outra. Para encontrar o ajuste certo para seu negócio, você precisa entrar em contato com uma agência de comunicação e marketing. Graças a ela, você pode contar com uma equipe de profissionais que podem te acompanhar de perto em todos os aspectos da sua estratégia de comunicação.
Marketing nas mídias sociais
Um dos canais mais eficazes para mostrar seu negócio e promover seus serviços e produtos são as redes sociais. Isto porque as pessoas estão constantemente presentes nas redes sociais, procurando conteúdo interessante, informação, entretenimento, etc. Um gerente de mídia social é capaz de estudar o mercado e as novas tendências, analisando dados e criando postagens ad hoc para atrair clientes e fazer conversões. Estes devem ser atraentes e feitos de forma a atrair a atenção de quem os vê em segundos e encorajá-los a tomar uma ação: visitar o site, fazer uma compra, tornar-se um seguidor e assim por diante.
E-mail marketing
Outra estratégia eficaz é conceder conteúdo gratuito (um e-book ou um pequeno curso) em troca do endereço de e-mail do usuário. Uma vez obtido o endereço de e-mail, de forma regular e contínua, você automatizará o envio de conteúdo atualizado através do qual você pode solicitar ao usuário a compra de um produto ou serviço. Se bem-organizada, esta estratégia de marketing pode trazer excelentes resultados.
Estratégia SEO
O proprietário de um website deve não só garantir que ele seja bem estruturado e interessante para os visitantes, mas também que ele seja otimizado para SEO. Em outras palavras, deve ser considerado como um site “valioso” aos olhos dos mecanismos de busca, o que o fará aparecer entre os primeiros resultados quando alguém realiza uma busca relevante.
Backlinks
Esta estratégia é parte da SEO. Quando um site é linkado por outros sites, o mecanismo de busca o considera mais autoritário, e o recompensa fazendo-o aparecer nos primeiros resultados de busca. Para que isso seja eficaz, é necessário colocar links em blogs ou sites que também tratem de tópicos relacionados.