Cada vez com mais freqüência, o lugar onde ocorre a traição dentro de um casal é a rede social. A velocidade da comunicação e a simplicidade com que se pode entrar em contato com outra pessoa estão de fato levando os homens em busca de aventuras extraconjugais e as mulheres safadas e infiéis a se envolverem em relacionamentos virtuais - e não apenas - dentro destas novas paredes digitais. traição através de redes sociais

Pesquisa sobre a traição através de redes sociais

Uma equipe de pesquisadores britânicos da Universidade Metropolitana de Cardiff quis aprofundar o tema da trapaça na era da mídia social, para entender como os amantes reagem às notícias de mensagens comprometedoras trocadas por seus parceiros em conhecidas plataformas on-line.

Teste sobre a traição online

O teste foi realizado em uma amostra de 21 rapazes e 23 moças, cada um dos quais recebeu oito mensagens provando a infidelidade de seu parceiro. As telas mostradas pelos pesquisadores eram claramente falsas, mas úteis para entender as diferenças de comportamento entre os dois sexos. Algumas dessas mensagens haviam sido enviadas diretamente de sua ‘doce’ metade e outras, por outro lado, vinham de estranhos, mas eram direcionadas para seu namorado ou namorada.

Traição: homens vs. mulheres

Cada um dos entrevistados teve que votar no grau de aborrecimento que sentiu após ler as mensagens comprometedoras, e os resultados mostraram mais uma vez a diferença que existe entre homens e mulheres.

Na verdade, as mulheres mostraram que se ressentiam especialmente das mensagens enviadas a seus parceiros por outros rivais, enquanto os homens mostravam mais raiva quando eram seus parceiros que tomavam a iniciativa on-line.

Os ciúmes na era das mídias sociais

Investigações como estas ajudam os estudiosos da área a entender ainda melhor como, apanhados no mesmo sentimento - neste caso, o ciúme - homens e mulheres reagem de maneiras totalmente diferentes. Em uma época em que grande parte de nossas conversas é confiada à Internet, é crucial investigar as implicações deste novo modo de comunicação quando a esfera real dos sentimentos dos usuários entra em jogo. Tocar a diferença entre os gêneros no caso de infidelidade - embora virtual - poderia, por exemplo, ajudar os próprios casais ou profissionais da área de ajuda familiar a prevenir casos de abuso, prevaricação e violência doméstica ligados ao ciúme do parceiro.